Entrelinhas #3

Felipe
cinetorio
Published in
4 min readMay 29, 2018
#3

Coletânea de pequenas opiniões a respeito de produções cinematográficas assistidas recentemente.

Antes que o Mundo Desapareça (Kiyoshi Kurosawa, 2017)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5999530/
★★★★★✩✩✩✩✩
Sinopse

Narumi Kase não está vivendo bem com seu marido Shinji Kase. Um dia, Shinji Kase desaparece. Ele volta alguns dias depois, mas parece uma pessoa totalmente diferente. Shinji Kase é agora gentil e terno. Ele vai passear todos os dias. Enquanto isso, uma família é brutalmente assassinada e ocorre um fenômeno inexplicável. O jornalista Sakurai cobre a história da família assassinada. Shinji Kase diz a sua esposa que ele veio à Terra para invadir.

Gosto de como algumas produções trabalham temas comuns da ficção de maneiras simples. Um exemplo disso é o filme A Ghost Story (2017), em que para retratar um fantasma, utilizam o bom e velho lençol branco. Aqui em Antes que Tudo Desapareça, do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, a ferramenta é a mesma: extraterrestres invadem e controlam corpos humanos. Não há a utilização de CGI e computação gráfica para construir essa invasão anunciada. Esse é um elemento até comum no mundo da ficção científica, presente em filmes como “Vampiros de Almas” e “Invasores” .

Ainda assim de forma geral, conseguem inovar ao colocar como meta dos invasores como “colher conceitos”. O mais interessante está nos efeitos disso: às pessoas, ao terem os seus termos colhidos, os perde: um jovem que teve retirado de si o conceito de propriedade, de repente começa a fazer discursos públicos contra a propriedade privada.

Em diversos momentos as falhas de execução do filme criam momentos cômicos, algumas exceções propositais e bem executadas, mas no geral, damos risada por ter sido uma cena tosca. Cenas que poderiam ter sido melhor aproveitadas afundam por causa de uma trilha sonora pitoresca, tornando o filme difícil de ser levado a sério.

Um Lugar Silencioso (John Krasinski, 2018)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt6644200/
★★★★★
✩✩✩✩✩
Sinopse

Uma família vive numa casa de campo, em absoluto silêncio e se comunicando através de sinais, na tentativa de sobreviver à uma ameaça desconhecida atraída por sons.

Dentre os filmes do gênero, ele se destaca por de fato conseguir criar um clima de tensão em cima de uma edição de som bem montada. Outro ponto positivo é o de que não há abusos na computação gráfica para a criação dos monstros, quase coadjuvantes frente a necessidade de silêncio que eles criam.

Por outro lado, o filme não consegue escapar de clichês narrativos tão comuns em obras de mesmo tipo. Os impasses, os confrontos e a solução, soam repetitivos quando nos são apresentados, fruto de já terem sido utilizados largamente no universo de suspenses de sobrevivência em um mundo onde predadores vorazes existem.

O Exercício do Poder (Pierre Schoeller, 2011)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1781843/
★★★★★★
✩✩✩✩
Sinopse

O Ministro dos Transportes Bertrand Saint-Jean é acordado em plena noite pelo diretor do seu escritório. Um ônibus repleto de crianças acabou de cair num penhasco. Ele dirige-se imediatamente ao local. Começa assim a odisséia na vida de um político, entre correria, luta de poderes, negociações, crise econômica… É preciso lidar com tudo, ao mesmo tempo. Quais sacrifícios ele está prestes a fazer para conservar seu cargo e sua integridade?

O filme busca reproduzir os bastidores do mundo político de um governo francês, mostrando os dilemas pessoais e éticos envolvidos em cada ação tomada por esses indivíduos.

Cada passo dado, que em tese deveria ser embasado em compaixão, é empobrecido por vaidade. Nisso o filme consegue se destacar: discursos em para confortar os familiares das vítimas de um grande acidente, em seu interior apenas buscam se firmar como um político que se importa, mas sem realmente se importar.

Para além de seus méritos, o filme perde todo o potencial construído ao focar o resto do filme nas complicações decorrentes da privatização ou não do sistema público de transporte. O gancho foi bem utilizado, mas ao mesmo tempo tornou o filme maçante.

--

--

Felipe
cinetorio

what do you mean you forgot the chicken nuggets