Entrelinhas #5

Felipe
cinetorio
Published in
2 min readJul 9, 2018
#5

Coletânea de pequenas opiniões a respeito de produções cinematográficas assistidas recentemente.

Desajustados (Dagur Kári, 2015)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt2611652/
★★★★★★★★✩✩
Sinopse

Fúsi é um homem que já passou dos quarenta anos de idade, mas ainda não teve coragem de entrar na vida adulta. Ele vive uma pacata rotina morando com sua mãe até que um encontro com uma mulher vivaz e uma menina de 8 anos afeta seu equilíbrio, obrigando o homem a fazer mudanças.

Dentre muitos filmes que abordam a vida adulta, há uma parte considerável que se dedica a mostrar a ansiedade, o sentimento de desajuste e a solidão que as pessoas enfrentam. A rotina é esmagadora, mas também serve de proteção à novas frustrações quando ela se torna o padrão. Entretanto, qualquer oscilação pode extirpá-lo desse pseudo-conforto.

As temáticas de Desajustados (2015) giram em torno do bullying, depressão e solidão no encontro de duas pessoas machucadas. Há um ciclo que se retroalimenta perpetuando o sofrimento: por um lado são atacados pelos outros e por isso sofrem, e por sofrerem, não conseguem rebater e por isso são alvos de novos ataques. Fúsi é uma pessoa rara e, por isso, o filme possui uma beleza triste tão impar, se destacando em meio a produções superficiais.

Newness (Drake Doremus, 2017)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt6408226/
★★★★★★✩✩✩✩
Sinopse

Na Los Angeles contemporânea, dois jovens navegando em uma cultura de conexão social baseada em mídia começam um relacionamento que força limites emocionais e físicos.

No fundo, o filme não escapou de ser um romance melodramático. Mas, com uma roupagem contemporânea, funciona como um espelho cujo reflexo é formado pela forma como as relações modernas se estabelecem. É possível destacar a presença de um enorme vazio.

Ele é resultado do conjunto ou seu gatilho? Na complexa dialética estabelecida que parece funcionar como uma espécie de pacto social, pode ser ambas. Nisso, o filme tem seus méritos, embora pareça querer ser muito amplo e em alguns se perde. Por mais que pareça original, no fundo soa clichê.

--

--

Felipe
cinetorio

what do you mean you forgot the chicken nuggets