Entrelinhas #6

Felipe
cinetorio
Published in
3 min readJul 20, 2018
#6

Coletânea de pequenas opiniões a respeito de produções cinematográficas assistidas recentemente.

Em Pedaços (Fatih Akin, 2017)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5723272/
★★★★★★★★✩✩
Sinopse

Katia Sekerci é uma alemã que leva uma vida normal ao lado do marido turco Nuri, e do filho de 7 anos. Um dia, ela é surpreendida ao descobrir que ambos morreram devido a uma bomba colocada no escritório do marido. Desesperada, Katia decide lutar por justiça ao descobrir que os responsáveis foram integrantes de um grupo neonazista.

A maneira como o enredo se desenvolveu, possibilitando que vivêssemos simultaneamente à protagonista sua felicidade pelo casamento e o luto do atentado, torna suas ações e reações tão humanas à nós. O descrédito pessoal pelos antecedentes do marido, a cobertura da mídia, a parcialidade do julgamento. A incessante garoa que atinge a cidade é um dos elementos que nos permitem ilustrar esse interior caótico.

Por isso acabamos ficando revoltados durante o acerto de contas — nós vimos tudo que lhe aconteceu; embora haja uma lacuna entre o casamento e o atentado, de fato não conhecemos a fundo a dinâmica da vida de Nuri, o que dá margem para a interpretação dos que acusam de ser apenas uma represália. A impressão de leigo que fica é a que muitas vezes não se trata de justiça, mas de virar a mesa e de performance.

O filme é extremamente pertinente ao destacar a volta de um contexto de pânico e acusações aos “inimigos públicos”, atualmente sendo os imigrantes, muçulmanos e pessoas de etnias árabes. A ascensão de grupos da extrema-direita é um fenômeno ao qual o mundo fecha os olhos, principalmente na Alemanha, em que há uma suposta vergonha pública pelo passado nazista.

Diane Kruger está magistral na interpretação de Katja, sendo o prêmio de melhor atriz recebido no festival de Cannes extremamente merecido.

Perfeitos Desconhecidos (Paolo Genovese, 2016)
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt4901306/
★★★★★★★✩✩✩
Sinopse

Cada um de nós tem três vidas: uma pública, uma privada e uma em segredo! Sete amigos de longa data se reúnem para um jantar. Quando decidem compartilhar o conteúdo de mensagens de texto e chamadas telefônicas que recebem, muitos segredos começam a ser revelados e o equilíbrio fica estremecido entre eles.

Uma receita que tem tudo pra dar errado: o compartilhamento de todas as mensagens, ligações, emails, vídeos e outras formas de comunicação virtual de 7 amigos (as) são públicas durante uma noite. Não há segredos… em um mundo onde a base das relações parecem se estabelecer nos não ditos.

Isso posto, o filme tem um ritmo bom. Desde a chegada dos convidados ao jantar até o início da brincadeira, o encadeamento vai nos deixando pistas de que tudo vai dar errado, é só uma questão de tempo. Há uma associação com o eclipse que, ao meu ver, empobrece o filme. Essa ligação torna o final insosso frente a tudo que aconteceu.

Também há momentos tecnicamente ruins, em que a cena poderia ser cortada do filme e colocada diretamente nas redes sociais, onde, com uma legenda amarela, serviria como vídeo motivacional/conscientizador. Como já há muitos.

--

--

Felipe
cinetorio

what do you mean you forgot the chicken nuggets