Top 5— Assista para 2021

Vídeos para o início da década

Pedro Gaya
P / G Publications

--

Johnson at public debate with Mary Beard on the merits of Greece and Rome.

I. Greece vs Rome

Esse é um debate entre o atual primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson (de Oxford), e a grande professora de clássicos em Cambridge, Mary Beard. Aqui, essas duas grandes figuras utilizam diversas formas de articulação e diferentes aspectos de cada uma das suas sociedades antigas para ganhar o debate. Muito se encontra aqui: o experimento ateniense, as barbaridades espartanas, a res publica, a questão de cidadania e muito mais. Quem ganhou o debate? Assista aqui:

II. Faith School Menace

Esse documentário do biólogo Richard Dawkins expõe de forma flagrante como o Ensino Religioso (público, no Reino Unido) prejudica intelectualmente os seus pupilos. De fato, o documentário "explora o balanço entre o direito dos pais de educar os seus filhos na sua fé, e o direito das crianças de determinarem suas próprias crenças e se colocarem no mundo com uma mente genuinamente aberta". Uma das escolas visitadas é uma escola muçulmana aparentemente feminina. Lá ele pôde conversar com um grupo de alunas e perguntar para elas uma série de coisas. As evidências da verdadeira imposição intelectual são mais do que flagrantes. Veja aqui:

III. Entrevista Paulo Roberto de Almeida

Essa grande entrevista do diplomata Paulo Roberto de Almeida nos permite rever os governos do Partido dos Trabalhadores (PT), o Brasil "dos companheiros". Na situação de crise atual, é importante que lembremos das crises do passado, para que não curemos o fogo com mais fogo. Veja aqui:

IV. The Mask You Live In

Esse documentário mostra como a masculinidade do presente é tóxica, causando um problema social endêmico de misoginia, depressão masculina, homofobia, etc. Temos aqui uma verdadeira exposição da barbaridade que é modelada nos homens atuais. Lembra bastante a colocação de Mário Ferreira dos Santos: "O homem de músculos de aço já não é um exemplar curioso, é o herói popular, algo que representa um idealtypus das multidões bárbaras. […] Os heróis populares dessa espécie são apresentados apenas sob o seu aspecto físico. Há entre eles muitos que cuidam da sanidade de sua mente e dedicam-se com afinco até nos mais altos páramos do pensamento. Contudo, o que se faz é apenas salientar a habilidade ou a capacidade físicas, sem qualquer atenção a outras manifestações superiores.". Veja o trailer:

V. We Will Dress Up Again

Acabando a lista de forma mais descontraída, recomendo o vídeo do Sartorial Talks, com participação de Hugo Jacomet e Sonya Glyn, comentando um artigo do Financial Times escrito por Robert Armstrong. Esse vídeo é uma grande à crescente casualização da vida, um contraponto à presente noção de que "a única razão pela qual você vestiria um terno é porque você seria forçado" — que é válida para muitas outras coisas também. É uma proposta para que mostremos personalidade. Assista aqui:

--

--