CISV Brasil
Published in

CISV Brasil

Dicionário CISViano

CHAPTER: A representação local do CISV em uma cidade ou região municipal. Atualmente no Brasil existem 10 chapters oficiais: Araraquara, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Londrina, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo e Vitória, e uma sede em desenvolvimento em Manaus. Toda pessoa CISViana deve ser associada a um chapter para participar de programas.

CAMP OU PROGRAMA: Os programas educacionais do CISV acontecem em formato de acampamentos de férias, com faixas etárias e durações distintas. Eles podem acontecer nacional ou internacionalmente, com pessoas de vários Chapters ou diferentes países. Nossos programas possuem objetivos específicos para cada faixa etária, com propostas diferentes de desenvolvimento pessoal e do grupo de crianças e jovens participantes.

LÍDER // STAFF: Em um acampamento, o grupo de pessoas adultas é composto por líderes e staffs.

O papel de liderança é garantir que o conteúdo educacional seja desenvolvido e que os objetivos do respectivo programa sejam alcançados, por meio de atividades, debates e até mesmo de vivências. Além disso, cada líder acompanha e é responsável pela sua respectiva delegação composta por crianças de um mesmo chapter.

O grupo de staffs, por sua vez, é responsável pela logística do programa, cuidando de materiais para atividades, da alimentação, cuidados médicos, documentos e formulários de cada participante, além de resolver demandas e situações que possam ocorrer durante o acampamento.

KIITOS: Música cantada depois das refeições em programas CISVianos. Formada por frases em Finlandês, Norueguês e Dinamarquês, sua letra agradece, de forma divertida, a comida que foi servida.

ENERGIZER // WARM UP: Músicas, danças e dinâmicas que antecedem cada atividade, tendo como objetivo energizar todas as pessoas participantes, para que fiquem em sintonia e preparadas para cada momento.

LULLABIES: Momento em que todas as pessoas em um acampamento se encontram para ouvirem canções antes de irem dormir. O lullabies acontece para criar um clima mais relaxado e tranquilo para terem uma boa noite de sono e se prepararem para o dia seguinte com mais atividades.

MONITO: Dinâmica similar ao amigo secreto: ao longo do acampamento, alguém é sorteado para te enviar pequenos presentes ou bilhetes (e você fará o mesmo por outra pessoa). O seu “monito” é revelado ao final do acampamento, em uma atividade com uma música temática.

FLAG TIME: Primeiro e último momento de um acampamento, no qual participantes se encontram para cantar o hino do CISV.

JUNIOR BRANCH (JB): O JB é uma rede global de jovens engajados em pautas educacionais cisvianas que busca ampliar o conteúdo educacional da organização para além dos acampamentos, liderando esse processo. Em quase todos os países membros do CISV existe um Junior Branch, que é organizado e gerido da forma como melhor cabe a realidade local.

JREP // LIGA // NJR: A sigla JRep significa em inglês Junior Representative. A pessoa que ocupa esse cargo tem o papel de representar seu JB local perante o JB Brasil e a sua diretoria local. Ela é responsável por articular o grupo de juniores a nível local e dar apoio ao desenvolvimento de atividades e projetos. Normalmente os chapters possuem 2 JReps que vão alternando a cada ano, promovendo assim, a continuidade na gestão.

A LIGA, por sua vez, é um grupo de 4 pessoas eleitas anualmente que trabalham a nível nacional junto com NJRs. O grupo é responsável por realizar o planejamento anual, manter contato com JReps e dar suporte para atividades locais e nacionais. A LIGA também representa o Brasil a nível internacional, principalmente quando acontecem eventos e projetos com JBs de outros países.

A pessoa que ocupa a posição de NJR é encarregada de representar o Brasil nacional e internacionalmente, tanto para a diretoria do CISV Brasil e chapters locais, quanto para o JB internacional. Essa função é sempre desempenhada em duplas que, assim como JReps, vão alternando a cada ano. Representantes Juniores Nacionais (NJR) trabalham diretamente com a LIGA, JReps e JBers promovendo o desenvolvimento da comunidade junior do país.

NJBM: NJBM é a abreviação de National Junior Branch Meeting (Encontro Nacional do Junior Branch). É o maior encontro nacional do JB Brasil e acontece uma vez por ano, normalmente em junho. O principal objetivo é juntar JBers de diferentes Chapters para discutirem e desenvolverem projetos que façam sentido para seu bairro, cidade ou estado, além de fortalecer a comunidade do Junior Branch.

AJB // AJB TEAM // AJBM: AJB significa America’s Junior Branch e se refere ao grupos de JBs nacionais que pertencem às Américas. São eles: JB Chile, JB Argentina, JB Brasil, JB Peru, JB Equador, JB Colômbia, JB Honduras, JB Costa Rica, JB Guatemala, JB El Salvador, JB México, JB Estados Unidos e JB Canadá.

AJB Team é a maneira como chamamos o time regional do JB das Américas. Composto por 4 pessoas de qualquer um dos países membros, o time tem o papel de articular ações e contato entre os JBs nacionais do continente. São responsáveis também pela organização do AJBM e outros treinamentos voltados para JBers dos países.

O AJBM é o encontro regional dos JBs das Américas. Ele ocorre uma vez por ano, normalmente em abril, e tem como objetivo reunir JBers de diferentes países para colaborarem em atividades e projetos que tenham relação direta com o continente americano.

IJB // IJR // IJB TEAM: O IJB (International Junior Branch) é como nos referimos à toda comunidade internacional do Junior Branch. Abrange representantes internacionais, times internacionais e regionais, JBs nacionais e locais, todo mundo chega junto!

IJR são as pessoas que representam a nível internacional o Junior Branch. Trabalham diretamente com um time, o IJB Team, em diferentes frentes da organização. São responsáveis por manter funcionando toda a estrutura do JB, a propor atividades internacionais e a organizar o IJBC (Conferência Internacional do Junior Branch). As pessoas que ocupam a posição de IJR dialogam diretamente com o Governing Board e o Secretariado Geral do CISV.

Como mencionado acima, o IJB Team é o time internacional do Junior Branch. É composto por 15 pessoas (incluindo IJRs) e dividido em três grandes áreas: gestão de projetos, especialistas e comitês.

CUB: É a vizinhança do JB das Américas que o Brasil faz parte, junto ao Canadá e aos Estados Unidos. As vizinhanças são grupos de JBs que se assemelham em estrutura, dimensão ou objetivos e que, portanto, estão juntos em um grupo que facilita a cooperação e colaboração entre juniores dos diferentes países.

GLOBAL CONFERENCE // FOCA: A Global Conference é um encontro internacional em que pessoas voluntárias do CISV no mundo inteiro participam de sessões que visam desenvolver cada vez mais nossa organização. Os workshops e as sessões focam em novas ideais, proporcionando conhecimentos e habilidades para os participantes. A conferência também é um espaço aberto para compartilhar boas práticas e histórias de sucesso.

O Fórum Nacional de Capacitação (FOCA), por sua vez, é um evento nacional inspirado na Global Conference. O encontro acontece anualmente, promovendo sessões de capacitação e trocas entre participantes de todos os Chapters do Brasil.

RTF // TTT: RTF é a sigla que utilizamos para Regional Training Forum (Fórum de Treinamento Regional). O RTF é um dos maiores encontros anuais do CISV, e contempla todos os treinamentos oficiais que a organização promove, como treinamentos específicos para programas educacionais, de risco, de conteúdo educacional, de desenvolvimento de Chapters, TTT (Treinar os Treinadores), entre outros. Ele acontece regionalmente e nós do Brasil sempre participamos no continente americano.

TTT ou Train The Trainers é o treinamento que busca dar as ferramentas necessárias para que treinadores desenvolvam a habilidade de aplicar treinamentos em seus países e cidades. É abordado desde conteúdo educacional do CISV até exemplos de dinâmicas e avaliações, com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas acerca das possibilidades existentes no universo de treinamentos da organização.

ARC: ARC é a abreviação que utilizamos para America’s Region Cooperation (Cooperação Regional das Américas). Trata-se do encontro entre os representantes nacionais (NA Reps) dos países membros do CISV que estão nas Américas. Acontece durante um dos RTFs anuais e são discutidos assuntos referentes à orçamento, programas educacionais, planejamento a curto e longo prazo, entre outros assuntos mais burocráticos do CISV.

Governing Board: O objetivo do Governing Board (Conselho Diretor) é governar o CISV Internacional e supervisionar o trabalho da organização. Por meio de direção e liderança, os curadores (trustees) do Conselho garantem que o CISV International funcione de maneira eficaz e alinhada com a missão, visão e valores determinados por nossos Membros.

--

--

Educando e inspirando para um mundo mais justo e pacífico

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store