Meu 2020 CISViano — Adriana Longo
Viver este ano de 2020 foi um grande desafio para todos nós! Todos os objetivos traçados, sequer começamos a construí-los! De repente, o início de uma década cheia de planos precisou ser mudado e as incertezas tomaram conta de nossos dias. Tem sido como velejar contra o vento e com isso tenho aprendido muito!
No CISV tenho aprendido que não podemos ter medo. O medo nos paralisa e, paralisados não erramos, mas também não aprendemos! Um ano que tivemos que pensar e fazer diferente de tudo que estávamos acostumados a fazer.
Tivemos que sair de nossas ideias pré-formadas e nossos conceitos sedimentados e correr para organizar uma atividade CISViana on-line que atendesse todos os Chapters do Brasil, dando oportunidade a centenas de jovens que ficaram sem vivenciar os programas este ano. Pode não ter sido o ideal, mas certamente abriu oportunidade para encontrarmos pessoas maravilhosas e com enorme potencial,“escondidas” em seus mundos, às vezes tão distantes.
Os chapters menores se envolveram de uma forma que presencialmente talvez não teria sido possível. Pessoas que saíram de seus espaços de proteção e se expuseram sem medo, mostrando liderança e protagonismo.
Aprendemos a trabalhar longe uns dos outros! Sem abraços e com lullabies virtuais!
Aprendemos a força do trabalho em equipe! Aprendemos a cuidar uns dos outros, mesmo à distância!
A vida pode não estar fácil, os encontros podem ter sido interrompidos mas quando se tem um propósito tudo flui de forma leve e muito produtiva. 2020 tem mostrado principalmente a importância da metamorfose e do momento presente.
Não dá pra termos “aquela velha opinião formada sobre tudo”! Pensar no futuro do CISV é mais ou menos como pensar no nosso futuro como humanidade!
Adriana Longo
Comitê de Programas Educacionais do CISV Brasil — CISV Campinas