Meu 2020 CISViano — Pamella Martins
Com o isolamento social, foi muito difícil apenas me conformar que não teríamos atividades CISVianas e tantos de nossos participantes ficariam sem essa experiência. Para além disso, foi um grande desafio acreditar que seria possível reproduzir sequer alguma atividade com a nossa metodologia no ambiente online. Para além dos conteúdos educacionais, como traduzir todos os abraços, as conversas, as trocas, a bagunça dos quartos em uma sala do zoom?
Ter feito um dos primeiros Minicamps online e participado da TaskForce do CISV em Casa me ensinou o quanto muitas vezes nos prendemos em situações, achando que é impossível fazer de outra forma, adaptar de outro jeito, simplesmente por enxergarmos mais as dificuldades do que as novas oportunidades que os novos cenários podem nos trazer. Mudar de “Não vai ser a mesma coisa” para “Como podemos fazer para que seja parecido sem perder nossa essencia?” nos proporcionou quase 4 meses de atividades, conexões e aprendizado para mim e para todos os que puderam participar.
As pessoas que conheci, com quem me reconectei, que estavam engajadas em manter a rede CISViana ativa me inspiraram a continuar engajando e acreditando no propósito da nossa organização mesmo quando parece estar tudo perdido. Para nós, no Brasil, parece que o desafio continua no próximo ano e por sermos feitos dessa gente que acredita e faz junto, tenho esperança que continuaremos ativos e trazendo renovação para os nossos jovens cumprindo nossa proposta de educação por um mundo mais justo e pacífico.
Pamela Martins
Comitê de Programas local — CISV Rio de Janeiro