CISV Brasil
Published in

CISV Brasil

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o CISV

A história das Nações Unidas tem suas raízes muito próximas do surgimento do CISV, ambas as organizações foram fruto do fim da Segunda Guerra Mundial e criadas com o intuito de minimizar as chances de explodir um outro conflito pouco tempo depois. Apesar de terem focos distintos — o CISV trabalhando diretamente com crianças e jovens, e a ONU se articulando com os representantes legais de seus países membros -, possuem objetivos semelhantes buscando garantir respeito aos Direitos Humanos da população mundial.

Em 2015 a ONU estabeleceu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o intuito de lançar um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. Dessa forma, esperava-se que os países membros se comprometessem na criação de políticas públicas que fossem ao encontro dos objetivos propostos. Ao longo dos últimos sete anos de implementação da Agenda 2030 (maneira como os ODS também são conhecidos), vemos pouca evolução no cumprimento das ações propostas.

Paralelamente, no CISV, podemos ver um envolvimento grande de crianças, jovens e das diretorias voluntárias em atividades que buscam desenvolver competências em seus participantes a partir dos nossos pilares educacionais: Direitos Humanos, Diversidade, Resolução de Conflitos e Desenvolvimento Sustentável. Apoiado na missão de educar e inspirar para um mundo mais justo e pacífico, o CISV possui uma jornada de formação de cidadãos globais participativos e ancora seu projeto educacional nas trocas e experiências culturais entre seu voluntariado. Apesar de ser um percurso que se consolida a longo prazo, nossa organização possui um papel imprescindível no amadurecimento dos valores que os ODS trazem para o planeta Terra e a população mundial.

É muito comum que nossas atividades educacionais para as mais variadas faixas-etárias trabalhem conteúdo educacional pautado nos pilares do CISV. Vou citar um exemplo buscando trazer essa relação em uma dinâmica que poderia ser aplicada em um de nossos eventos ou programas:

Existe uma atividade muito conhecida no CISV chamada Life Boat. Nela um grupo de pessoas (mínimo 4 e máximo 6) está em um barco que corre perigo de afundar e precisam a cada rodada tirar alguém do barco para, no fim, apenas uma pessoa possa sobreviver. No início, cada participante recebe um personagem (com características e conquistas pessoais) e a tarefa é que consigam incorporá-lo em suas atitudes e colocações ao longo do processo. A cada rodada, as pessoas que estão conduzindo a atividade (facilitadores) revelam novas características dos personagens, dando mais informações para participantes argumentarem a favor da sua permanência no barco. Beleza…. mas onde entram os ODS nessa dinâmica?

Eles podem estar vinculados às características de um ou mais personagens! Uma das personagens poderia ser uma das maiores ativistas por equidade de gênero na sua cidade/país ou um biólogo que trabalhas diretamente com a vida debaixo d’água e soubesse muito sobre as diferentes espécies que vivem no oceano. Todas essas coisas podem se tornar argumentos que participantes usariam para garantir sua permanência no barco.

Enfim, existem muitas possibilidades de abordagem e aplicação do conteúdo por trás dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que se conectam com os pilares educacionais, valores e missão do CISV. Somos uma organização que trabalha de maneira lúdica assuntos que são relevantes e presentes no dia-a-dia de participantes e voluntariado, buscando sempre um olhar empático, o aprendizado pela experiência e a compreensão de diferenças culturais.

Tem interesse em conhecer mais sobre o trabalho da organização? Dá uma olhada nos outros textos aqui do Medium ou visite nossas redes sociais 🙂

--

--

Educando e inspirando para um mundo mais justo e pacífico

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store