Opa! Alguém falou Branding + UX…

Renan Costa
CI&T Design
Published in
4 min readFeb 4, 2020

Já faz algum tempo que venho conversando com alguns amigos sobre como o Branding e o UX podem se conectar, afim de proporcionar a construção de experiências com propósito. Estas conversas foram evoluindo e cheguei a alguns pensamento sobre o assunto, espero que nos ajude a repensar a forma como criamos novos produtos e serviços.

A dificuldade não reside nas novas ideias, mas em escapar das ideias antigas,…John Maynard Keynes

Gostaria de falar um pouco sobre propósito, e não é nada sobre auto ajuda ou algo parecido. Eu prometo, rs

Um dos pilares mais importante do branding é o propósito, o motivo pelo qual existe os atributos necessários para o encantar as pessoas.

E voltando ao tal do UX, porque estamos em busca de uma experiência incrível?

Sim, nós queremos encantar pessoas! Porque é um atributo poderoso que transforma situações hostis em relacionamentos duradouros, que muda os céticos e cínicos em adeptos.

Branding + UX

O encantamento acontece de inúmeras maneiras e formas, seja por uma embalagem diferentona, um atendimento humano, um aplicativo fácil de usar ou até mesmo pelo seu jeito de contar história. Estamos vendo inúmeras startups surgindo com este jeitão mais descontraído, eliminando as burocracias, deixando tudo mais leve e automático. Acho tudo isso incrível e tem um público sedento que consome e vai consumir ainda mais estes produtos e serviços. Isso é encantamento!

Mas seria esta a nova forma de se fazer negócio? Ou estamos falando de mais uma bolha? Eu sinceramente não acredito na receita pronta, existe um mercado para todos e este mercado tende a mudar organicamente com a evolução humana. E isso que traz equilíbrio, diferencia o mercado e sustenta propósitos.

Acredito que o propósito seja a resposta a estas perguntas. Gostaria de pedir licença para usar o exemplo do Airbnb, uma empresa fantástica e que conseguiu facilitar todo o processo burocrático de reservar um hotel/quarto/apartamento. Isso é um feito grandioso.

Mas confesso que gosto de ficar em hotel, gosto de acordar e ter aquela mesa de café da manhã que você não sabe nem por onde começar, gosto de sair e ao voltar ter tudo no lugar limpinho e arrumado, mesmo que me custe muito mais que no Airbnb. Acredito que exista muitas outras pessoas como eu, e não estou querendo comparar um serviço ao outro, quero chamar a atenção que existe um publico para os dois serviços e tentar copiar ou replicar um ao outro seria um atentado a essência do propósito de cada um.

Acredito que o branding pode contribuir muito com estes aspectos e valores intangíveis que sustentam marcas e reforçam seu propósito na sociedade afim de encantar pessoas. Precisamos elevar esta conversa, evoluir para um pensamento que unam estas disciplinas, impulsionando uma a outra.

Ciclo da conexão do Branding + UX

Se o Branding tem tantos atributos em comum com o propósito do UX, porque não falamos deles com maior frequência em nossas dinâmicas de design? Por que está tão distante das discussões de negócio? Por que a ideia vem antes do propósito pelo qual deveria existir? Quantas perguntas difíceis de responder…

Mas uma coisa é fato, estamos perdemos a oportunidade de usar o propósito para impulsionar produtos e serviços com experiências encantadoras.

Criar produtos e serviços que não retratam a cultura e o propósito de uma empresa, mesmo que estejam alinhadas com as necessidades dos usuários tendem a não se sustentar a longo prazo.

Assim como não evoluir sua marca e propósito com estudos e necessidades dos usuários tendem a levar sua empresa a não existir no futuro.

Primeiro é preciso vivenciar o que você deseja expressar. Vicent van Gogh

Sendo assim concluo que conectar o branding ao UX é um processo de mão dupla onde um sustenta o outro para criar experiências encantadoras com base sólidas que formam um propósito. Não é possível criar produtos novos com atitudes velhas, nem mudar a atitude com produtos ultrapassados. Talvez a transformação digital esteja nestes dois pilares!

O Propósito deve direcionar, sustentar e embasar todas nossas convicções quando colocamos em prática o uso de metodologias para descobrir, testar e implementar novos produtos e serviços.

Espero ter abordado um assunto pertinente, que traga mais discussões deste tema tão rico!

--

--