Saulo Barros
Jul 25, 2018 · 9 min read

Me chamo Saulo Alexandre, sou estudante de Ciência da Computação e nas horas vagas adoro criar projetos bem loucos, como um daqueles cientistas malucos que estão presentes nos filmes e livros, mas diferentemente eu não sou maluco (é o que me disseram).

Graças a esses projetos que eu fazia para me divertir e a loja FelipeFlop eu simplesmente consegui ganhar em um final de semana R$ 10.000,00. Isso mesmo, ganhei dez mil reais graças a um e-commerce. Desde então, nem preciso te falar que essa loja ganhou um carinho especial e que sem dúvidas indico para as pessoas que tenho contato.

Neste texto vou te mostrar os 6 segredos para você conquistar o seu público, e fazer eles terem respeito e credibilidade, assim como eu tenho pela loja FelipeFlop, e quem sabe fazer os seus clientes ganharem mais dinheiro do que eu consegui.

Beija-flor / Autor: Nicman

Agora deixando de lado essa minha experiência, vamos imaginar que você goste muito de Beija-flores, isso mesmo aqueles passarinhos que batem as asas muito rápido, e você por tanto gostar deles, quer que esses animais diminutos visitem sua casa. Para conseguir tal façanha é necessário que você traia algo que os atraia, neste caso, flores. Depois que você encheu sua casa com elas, agora todos os dias você é visitado pelos Beija-flores, então, pensando um pouco conseguimos o que tanto queríamos!

Você deve estar se pensando, “Como assim? o que marketing tem a ver com passarinhos?”. Vou te contar, pelo mundo a fora, esse comportamento dos Beija-flores é algo que vemos e fazemos quase todos os dias, sendo nós os Beija-flores, as casas sendo as lojas, e por fim o dono da casa sendo o proprietário desta loja. E um dos segredos mágicos para melhorar o seu negócio é criar algo que atraia esses seus clientes, isso sem demonstrar que quer atrair-los.

1º segredo: Produza conteúdo para os seu público alvo

Já percebeu que muitas vezes quando você procura alguma ajuda na internet, como por exemplo, “Como passar no vestibular”, se você clicar no primeiro site aparecerá ele irá te dar várias dicas de como traçar estratégias, métodos de estudos e outras coisas do tipo, consequentemente, você passará a acreditar no autor no site, o seguir e valorizar-lo mais, simplesmente pela ajuda que ele te proporcionou quando você precisava. Este site que aparecerá no primeiro lugar é o site do Guia da Estudante da Editora Abril, como mostra a imagem abaixo, uma das maiores produtoras e vendedoras de materiais preparatórios para vestibulares do Brasil, coincidência não? E ainda te digo mais uma, se você for procurar algum dia materiais para algum vestibular, qual você terá mais confiança em comprar? O de uma editora comum ou o da que te ajudou sem cobrar nada?

Pesquisa no Google sobre Como Passar no Vestibular

Este é o segredo do Marketing de Conteúdo, nutrir o público com conteúdo de qualidade, seja através de textos, vídeos ou até áudio, é essa a principal arma para que o seu cliente torne-se um consumidor fiel, e foi um desses pilares que o FelipeFlop me ajudou, no final eu te conto mais sobre.

Empresas que afirmaram publicar posts no blog apresentam um aumento de 3,7 vezes na média mensal de visitas do site comparado a quem não utiliza. (Content Trends, 2016)

Por fim, para te comprar que isso que te disse de fato é real basta avaliar o gráfico abaixo:

Fonte: E-commerce Trends / Rockcontent

2º segredo: Tenha um site que impacte

Sei que você já deve ter um site, aliás se ainda não tem leia esse nosso post que sem dúvidas irá te ajudar com isso, mas o seu site ele realmente causa impacto na pessoa que acessa ou é só mais um site que ele fechará em segundos?

Segundo o Visma, uma grandes empresas de comercio europeias que tem uma grande presença na internet, em 2014 o tempo médio de uma pessoa abrir avaliar um site e fechar-lo era de 1 minuto e 13 segundos, acha isso pouco? Em 2016 eles realizaram a mesma pesquisa, e obtiveram um resultado ainda menor, agora chegando aos 33 segundos, já para 2018 outras fontes afirmam que este tempo este em torno de 10 a 20 segundos.

Então, aposto que sem dúvidas você não quer ter o seu site nessa estatísticas, mas para fazer isso você tem que investir no seu site e tornar ele mais atrativo para o seu público, e não estou falando de letras grandes e banners de promoção, você deve valorizar o site todo e a experiência que o seu usuário terá sobre ele, basta olhar essa reformulação de site abaixo:

Fonte: Cia Websites

São tantas, mas tantas mudanças que podem ser feitas em seu site para tornar-lo melhor que só esse texto não daria conta, então te recomendamos esses dois materiais para você poder criar um site sensacional e prender o seu usuário por muito tempo:

Como (re)fazer o site da sua empresa [Guia Completo] por Resultados Digitais

3º segredo: Torne sua loja presente nas redes sociais

A instituições que publicam em redes sociais têm 10x se comparadas àquelas que não publicam. (EduTrends, 2016)

Esse dado acima já diz tudo, as redes sociais são quase unanimidade em questões de utilização pelas pessoas, e estar presente lá é fundamental para divulgar seus produtos/serviços, gerar leads, se aproximar dos seus clientes e, claro, efetuar vendas.

As redes sociais representam oportunidades incríveis para o marketing, mas como tudo no seu negócio, é necessário uma análise dos fatores. Não adianta fazer publicações em qualquer horário, por exemplo, colocar publicações sobre remédios para insônia de pela tarde não terá tanto efeito comparado a se ele for divulgado durante a madrugada, por isso é extremamente importante avaliar uma coisa que as redes socias apresentam de graça, os dados sobre as publicações, através dos analytics das redes sociais, então é bom sempre utilizar-las para traçar suas estratégias.

Outros fatores importantes para se posicionar nas redes sociais, é saber o seu público e adequar suas publicações para eles, saber como seu nicho pensa, identificar as carências dos clientes e atendê-las. Além disso, nas redes sociais é fundamental a utilização de imagens pois elas causam mais engajamento e são mais rapidamente consumidas pelo seu público alvo.

Posts no Facebook com imagens têm 2,3 vezes mais engajamento do que aqueles sem imagens. (Buzzsumo, 2015)

Porém, muitas vezes somente as redes sociais não é o suficiente para chegar ao seu público, pois por diversas vezes algumas redes sociais não entregam o seu post para quem mais deseja vê-la, por isso que temos o 3º segredo.

4º segredo: Utilize ferramentas de e-mail marketing

O e-mail é um dos meios de contato mais direto que temos, basicamente para que uma pessoa permita que você envie essas mensagens ela deve confiar em você bastante, a ponto de dar o endereço de e-mail e outros dados para você. A duvida que aposto que você deve estar tendo é: “Como vou fazer para conseguir tanta confiança?”, relaxa, já pensando nisso preparei uma lista de formas para conseguir tal façanha:

1- Pegar e-mail dos seus clientes: se você vende algo ou presta algum serviço para uma pessoa ela já deve estar mais propensa a receber contatos seus. Já reparou naquela caixinha dizendo algo como “Desejo receber notificações por e-mail”, que está presente no cadastro de diversas lojas virtuais? Essa é uma excelente ferramenta para manter o desejado contato.

Site de cadastro da Livraria Saraiva

3- Newsletter: É importante fornecer esta opção quando o seu leitor está no seu blog, pois se ele acabou de consumir algum conteúdo, muito provavelmente ele possa querer outros, e através dos seus e-mails ele não perderá mais nenhum.

Pedido de newsletter da Contentools

3- E-books: Este tipo de conteúdo está em alta na internet, fornecer um e-book de graça que por muitas vezes pode resolver o problema do seu público é algo muito útil e que bastante pessoas adoram (incluindo eu), porém, diferentemente dos outros, este necessita de um bom trabalho a mais.

E book fornecido pelo FelipeFlop

Depois que finalmente conseguimos os valiosos e-mails é hora de por a mão na massa e enviar os e-mail, utilizando ferramentas como o MailChimp, mas essa ferramenta é um tanto complexo, então como vamos deixar-lo como assunto para outra publicação.

5º segredo: Fique na primeira página do Google

Ficar no início dos mecanismos de busca, de preferência no primeiro, também uma excelente ferramenta para impulsionar as suas vendas, para conseguir tal façanha existem uma série de técnicas, chamadas de SEO que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

Basicamente o Google analisa diversas coisas em seus site/blog, coisas como: a qualidade do conteúdo, seu tamanho, seu título, URLs amigáveis (aquele link “bonitinho”, como por exemplo http://citi.org.br/servicos ao contrário de http://citi.org.br/s3506nksfdgCviaasdasdweqq, que nem existe por sinal), e diversos outros fatores mais complexos.

Uma dado alarmante para te fazer investir de vez em SEO é que segundo pesquisas da Search Engine Watch, o primeiro resultado no Google recebe 33% dos cliques. Já o décimo resultado, apenas 2,4%.

Se quiser saber mais sobre essa área o portal Marketing de Conteúdo produziu um tutorial muito rico e vasto para você investir de vez nessa tecnologia, basta clicar AQUI.

6º segredo: Ame seu público

Fonte: Geralt

Depois de todos esse segredos, amar o seu público é algo fundamental, não estou falando no sentido platônico, mas no sentido de todos os dias se dedicar para eles, fornecer um atendimento personalizado e caloroso, criar conteúdo mesmo sem receber diretamente, tentar agradar-lo de diversas formas e muitos outros, são características de poucos, se você investir nesses sem dúvida receberá mais reconhecimento e retorno financeiro.

Apenas 34% do tempo de um vendedor é usado para vender.(Hubspot,2014)

E foi assim que eu consegui os R$ 10.000,00 que citei anteriormente, graças a loja FelipeFlop. Durante meu Ensino Médio, gostava de criar alguns projetos eletrônicos, muitas vezes quando me deparava com algumas dúvidas me e ia pesquisar a solução no Google, me deparava com o blog deles no início(olha ai o SEO em prática), me cadastrei na Newsletter dele e recebia várias novidades sobre a área. Posteriormente, em 2017 junto com meus amigos Ramon Wanderey, Michael Barney e Caio Gomes, nos inscrevemos no Primeiro Hackathon Postos Petrobrás, durante a competição precisamos de alguns conceitos sobre equipamentos eletrônicos, e eu, que fiquei grande parte do tempo com essa parte, adivinha onde procurei ajuda nos momentos de dúvida? Isso mesmo, no site/blog FelipeFlop. E com essa ajuda ganhamos em primeiro lugar na competição trazendo essa bolada para casa, e a prova está aqui em baixo:

Premiação do Hackathon Postos Petrobrás (estou sou o garoto agachado) / Fonte: Postos Petrobrás

Notou o quanto é importante atualizar a suas ferramentas virtuais para poder não só alavancar as vendas e ter mais acessos e mais fama com o seu público alvo? Então, não fique para trás na corrida com a concorrência, solicite um reunião com o CITi para saber como implementar essas e outras tecnologias no seu negócio, marque uma reunião conosco, é de graça, te garanto, vale apena!

Te esperamos lá no CITi !

CITi

Um espaço para alimentar discussões sobre Experiência do Usuário, Tecnologia da informação e Movimento Empresa Júnior.

Saulo Barros

Written by

Marketing Analyst in CITi

CITi

CITi

Um espaço para alimentar discussões sobre Experiência do Usuário, Tecnologia da informação e Movimento Empresa Júnior.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade