Eduarda Sousa
Jul 18, 2018 · 6 min read

Nesse texto eu vou contar um pouco do que aprendi trabalhando como Consultora de Negócios no CITi, onde tenho como principal finalidade te explicar:
1. O que é e como utilizar um site One Page
2. O que é e como utilizar um site institucional
3. O que é e como utilizar um E-commerce
4. O que é e como utilizar um Blog

Se você já empreendeu, empreende ou pensa em empreender, provavelmente uma pergunta já passou muito pela sua mente:

“O que é necessário para levar meu negócio adiante e obter sucesso com ele?”

A resposta para essa pergunta pode variar em alguns aspectos de acordo com o nicho, mas o que não muda é a necessidade de se obter engajamento de uma audiência e visibilidade a sua marca. Para isso os empreendedores estão cada vez mais enxergando a importância de uma presença digital como um meio para conseguir Leads, alavancar suas vendas e trazer relevância e confiabilidade à sua marca, sendo essencial para ter sucesso em um mercado competitivo.

Ai você se pergunta: certo, eu entendo a necessidade, mas não conheço nada sobre tecnologia ou estratégias de Marketing Digital que podem ser utilizadas para alavancar o meu negócio?

comece planejando o seu espaço na internet, idealize um site que seja adequado para o negócio e comece a atrair o seu público para ele.

Pensando nisso, separei algumas soluções digitais para guiar você, empreendedor que decidiu ter uma presença digital própria, mas não conhece bem as possibilidades.

Vamos conhecer os tipos de site que podem alavancar teu negócio?

One Page

www.virtuconsultoria.com.br by CITi

Sites conhecidos como One Page, são justamente como diz o nome, um Site com uma única página. Eles podem ser estáticos ou não, depende de quem vai realizar esse serviço por você ou das suas necessidades. Estático significa que você não terá autonomia para editar seus textos e imagens, deve recorrer ao desenvolvedor para que ele altere diretamente no código o que não é um problema para quem não tem frequentes mudanças em seu negócio, se caracteriza como uma solução mais simples, mas eficaz.

É ideal para quem não tem a necessidade de mostrar muitas informações nem vender nenhum produto, pois informações demais nesse tipo de Site acabam poluindo visualmente a experiência do usuário e acabam tornando o Site desinteressante para quem acessa.

Sites One Page, podem ter uma configuração mostrando mais informações sobre a sua empresa, ou seja, descrever os serviços ou produtos ofertados, mostrar algumas fotos/Gifs, falar sobre você e sua equipe e apresentar uma forma para que o Lead entre em contato com sua empresa. Além disso, você pode optar por um painel de edição do conteúdo caso ache interessante ter possibilidade de editá-lo

É ideal que siga um fluxo bem intuitivo, apresente bem sua empresa e consiga engajar um possível cliente o suficiente para ele entrar em contato com você.

Landing Page

As Landing Pages entram na categoria das One Pages, elas são voltadas totalmente para a conversão do usuário. Sua estrutura é moldada para que o usuário realize uma ação desejada por você.

Geralmente, as Landing Pages dão algo em troca de informações do visitante, se ele fornecer as informações, sabe-se que há interesse, então, é possível partir para uma abordagem mais direta, como o E-mail marketing, buscando sua total conversão.

Hot Page

http://codecup.com.br/ by CITi

As Hot Pages, que também estão na categoria de One Page, são voltadas para um produto ou evento no qual você está focado em promover. Todos os esforços vão para promover algo específico.

Geralmente elas possuem um tempo limitado pelo qual ficarão no ar, após o evento ou promoção total do seu produto não há mais objetivo de mantê-la no ar, portanto, possui uma grande intensidade de divulgação e pode ser de grande ajuda para seu negócio.

Site Institucional

http://multjr.com.br/ by CITi

Site Institucional é aquele com mais abas, ou seja, mais informações.

Você presta serviços e tem uma cartilha longa?

Deseja mostrar seu portfólio, que também é longo, além de falar sobre você e sua metodologia?

Esse é o tipo de Site mais indicado à você, pois permite um display de diversas informações dispostas em diferentes abas sem poluir a visão do usuário.

Pode ter todas as configurações descritas na one page e mais. Geralmente, os Sites institucionais são mais caros que as one pages, mas, se seu negócio tem muito a mostrar, mostre.

Normalmente este tipo de site é ideal para empresas de médio e grande porte, porém a demanda pode variar a depender das suas necessidades.

Sistema E-commerce

Found on Pinterest

O E-commerce é um tipo de Site ideal para quem quer realizar vendas online, essa venda pode ser de produtos ou serviços. É o tipo mais complexo de Site, pois faz integração com formas de pagamento, possibilitando que seu cliente faça sua compra diretamente da sua plataforma digital, o que é muito mais cômodo quando se fala da experiência do usuário.

Para organizações sem fins lucrativos que desejem receber doações, ou para pessoas as quais realizam eventos e se perguntam: “Preciso de um E-commerce para isso, ou existe alguma solução alternativa que seja suficiente para suprir minha necessidade?” eu digo, sim, existe.

Caso você queira um site para divulgar uma causa ou sua instituição, você pode optar por uma One page, ou um Site institucional e colocar um link para um meio externo que junte dinheiro, por exemplo uma Vakinha. E, para divulgar eventos, você pode colocar, também, um link externo, mas para uma plataforma que disponibiliza ingressos para eventos.

Blog

http://multjr.com.br/blog/ by CITi

Qual a melhor forma de vender o que você faz?

A resposta pra isso é simples: entregando valor para seus Leads. Blogs são formas de educar seus Leads, você pode atingir um público e trazer atenção para o seu negócio apenas falando sobre algum tópico de interesse dele.

Blogs não são para vender diretamente seu produto, mas sim para educar seu público, transmitindo conhecimento, os cativando e consequentemente tornando sua marca conhecida por isso.

A transmissão de conhecimento traz autoridade a sua marca, é importante lembrar que um grande público, mesmo que não sejam diretamente clientes, são promotores, vão espalhar bons comentários, causando um aumento nas suas vendas de qualquer forma.

Essas são as alternativas de Site mais utilizadas e uma descrição breve de cada uma para que você, empreendedor, que está em dúvida de qual é a melhor alternativa para seu negócio possa entender um pouco mais e ter algum direcionamento quando for contratar alguém para realizar esse serviço pra você.

Se bem planejado, este é um investimento que vai lhe trazer um retorno muito positivo, mas, lembre-se sempre de buscar qualidade para sua presença digital, tentando pensar se quem acessar aquele Site vai ter uma boa experiência, não faça sua escolha baseada apenas em preço, mas sim, em qualidade para seu cliente.

Em breve, Traremos um texto que mostra quais ferramentas de análise podem te ajudar a potencializar o poder de atração do seu site.

Agora… você está se perguntando qual a melhor forma de construir o seu Site?

Nossa alumnus Amanda Savluchinske falou sobre em 4 formas de fazer um site em 2018, um texto que pode te ajudar com a tomar essa decisão.

Caso você já tenha ideia do que quer e não sabe como encontrar alguém para te ajudar a planejar um site massa, manda uma mensagem para contato@citi.org.br ficaremos felizes em te ajudar.

CITi

Um espaço para alimentar discussões sobre Experiência do Usuário, Tecnologia da informação e Movimento Empresa Júnior.

Eduarda Sousa

Written by

Curious about business, Marketing, Design and music. Currently Business director @ CITi.

CITi

CITi

Um espaço para alimentar discussões sobre Experiência do Usuário, Tecnologia da informação e Movimento Empresa Júnior.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade