Como você se sente em relação ao SCRUM?

Disclaimer: Post inspirado em uma pergunta do QUORA.

Hoje eu vi essa pergunta no Quora e passei bastante tempo pensando sobre. Tendo alguma experiência já no mercado com Scrum e como adotá-lo vejo alguns problemas em relação ao framework que as vezes passam despercebidos. Scrum ainda é uma ótima metodologia, mas a maneira como ele tem sido adotado não é adequada.

Muitas empresas hoje, adotaram o Scrum como sua metodolgia ágil principal porque lhes foi apresentado como a “Receita para o Sucesso” só que não é bem assim. Muitas empresas, gestores e interessados em Agile vêem o sucesso fora e procuram replicar nos seus ambientes de trabalho, sem entender de fato o problema e principalmente, achando que o SCRUM vai resolver magicamente todos os problemas da empresa.

Primeiro: Scrum é um guideline de primeiros passos, ele te oferece previsibilidade a curto prazo, ele deixa você ver no começo de todos os dias quais são as suas obrigações para esse ciclo. Ele te entrega deadlines e distribuição de conhecimento. Principalmente: Ele te entrega produto com uma frequência previsível.

Tudo lindo e maravilhoso até aí, no livro a vida é maravilhosa, no papel tudo é possível.

Segundo: Scrum é um Framework. O que isso quer dizer? Simples, ele está ali pra te ajudar, mas não quer dizer que deve ser feito à risca. Você tem o direito e o poder de adaptá-lo para suas necessidades. Existe algum rito que seu time se sente perdendo tempo? Corta fora. Seu time apresenta ou demonstra resistência ao ir para uma reunião? Tem algo errado, tá na hora de mudar. Ninguém olha para aquele quadro de post-it gigante que fica atrás de vocês? Joga no lixo.

Onde o SCRUM não pode ser adaptado ele não está sendo bem executado. E outra coisa, pode ser que o Scrum não seja a solução para o seu problema e isso não é o fim do mundo.

Finalmente, respondendo a pergunta: Como eu me sinto em relação ao Scrum?

Particularmente, eu gosto, eu posso mudar e adaptar da maneira que funciona melhor. Ele me entrega previsibilidade e eu posso ligar pro meu cliente dizendo quando vai sair aquela nova feature. Porém nem tudo são flores, existem várias coisas que poderiam ser modificadas, mas isso depende de cada time e da flexibilidade do lugar onde você trabalha. Não existe uma receita mágica, existem problemas e diferentes soluções pra cada um deles. JIRA, SCRUM e JAVA não vão curar o câncer.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.