Clave de Fá
clavedefa.co
Published in
2 min readMar 15, 2016

--

Otis publica novo relatório com reflexões sobre Economia Criativa

O Colégio Otis de Arte e Design (Otis College of Art and Design's) publicou, em fevereiro de 2016, o “Relatório de Otis da Economia Criativa", apresentado no centro de Los Angeles na tarde do dia 26. Dr. Joseph Stiglitz, economista que ganhou o Prêmio Nobel em 2001, foi o orador do evento e iniciou seu discurso com a pergunta: "Será que essas novas economias serão capazes de produzir empregos para os nossos jovens quando eles se juntarem à força de trabalho?"

A indústria criativa arrecada mais de 176 bilhões de dólares do total bruto produzido na região de L.A. (2014) *

Com o relatório, pode-se constatar que a área de economia criativa já está criando novas oportunidades. Ele contém dados sobre as tendências salariais e de lucro, as taxas de crescimento para cada campo de busca artística e as comparações anuais a partir de um amplo grupo de setores criativos, incluindo: entretenimento, mídia digital, arquitetura e engenharia, moda, educação artística e edição e impressão.

O relatório sugere também que os trabalhos criativos de L.A. são bastante sustentáveis e que, embora os quesitos de Segurança e Estabilidade sejam os menos presentes nessa área, as tendências de crescimento anuais mostram que o trabalho nas indústrias criativas está aumentando definitivamente (o relatório mostra arquitetos em Los Angeles fazendo uma renda mediana de cerca de US $ 81.080 e moda designers de cerca de US $ 67.080, por exemplo).

Alguns números na região de Los Angeles:
-A indústria criativa gera mais de 744 mil empregos, direta e indiretamente, produzindo mais de 170 bilhões de dólares;
- Os maiores profissionais são da área de entretenimento, moda e publicações;
-Aproximadamente 1 em cada 6 empregos no município são voltados para essa área.

Stiglitz discursou também sobre a questão da desigualdade no país, conectando esse assunto com uma questão mais profunda levantada com os chamados desse relatório: como a economia criativa de uma cidade contribui para uma economia estruturalmente desigual?

18% dos trabalhadores assalariados de L.A. são da área criativa (2014)*
*Infográficos baseados no Relatório de Otis da Economia Criativa 2015.

Veja o artigo na íntegra (em inglês):

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Clave de Fá? Fale diretamente conosco no fale@clavedefa.co

Conheça nosso site: www.clavedefa.co

--

--

Clave de Fá
clavedefa.co

Transformamos descobertas de pesquisa social em estratégias para desenvolver projetos e negócios.