Pesquisa orientada para pessoas e circulação de conhecimento

Thamires Lima
clavedefa.co
Published in
4 min readJun 23, 2017

Desde a minha formação, defendo que a circulação de conhecimento acadêmico não deve se restringir as plataformas e contextos “tradicionais” da academia — como revistas acadêmicas, seminários, simpósios e congressos — mas deve expandir-se a novos horizontes, contextos e situações.

Uma dessas possibilidades de disseminar o conhecimento produzido que encontramos na Clave de Fá foi na estruturação do Lab Pensamento, uma das suas quatro frentes de atuação. Neste Lab promovemos diálogos acadêmicos para ampliar a base de conhecimento de nossos clientes e parceiros. O diálogo era prática já incorporada na “forma” de trabalho da equipe, mas que sistematizamos e buscamos levar a sério. Foi a partir daí que surgiu o Workshop POP, um evento que realizamos duas vezes ao ano, onde dialogamos sobre como analisar dados e informações para tomada de decisões.

A edição desse ano foi motivada por algumas novidades especiais:
1) nossa mudança física para um novo espaço de Co-working, o
CEU um coletivo de empresas que pensa projetos, ideias, negócios e territórios, localizado naquela vista de tirar o fôlego de Santa Teresa;

2) estabelecer diálogo com os parceiros que acompanham nosso trabalho e com os residentes do CEU para disseminar a canvas POP (Pesquisa Orientada para Pessoas), uma ferramenta de modelagem de dados, desenho de soluções e projetos que utilizamos com nossos clientes.

22.06.2017

Fizemos um debate sobre Tomada de Decisão, trazendo à tona como as ciências sociais começaram refletir teoricamente sobre a racionalidade, para pensar como atualmente se constroem os processos de tomada de decisão nas empresas e como os profissionais envolvidos decidem de forma tanto operacional quanto estratégica continuadamente.

O desafio que temos é compreender como a pesquisa pode e deve orientar a tomada de decisão nas organizações, empresas e projetos.

A pesquisa é capaz de coletar dados, gerar informações, construir análises e insights, mas ela não deve estar presente somente nas etapas “finais” de determinado projeto ou ação, mas pode atravessar suas diversas fases de implementação. Por isso, é importante mobilizar cada vez mais os mixed-methods para desenhar o escopo da pesquisa e gerar ao fim desse processo escolhas mais orientadas para o impacto das pessoas, grupos e interesses envolvidos.

Nesse debate sobre Tomada de Decisão os participantes trouxeram relatos de suas experiências de trabalho e realização de projetos nas áreas de advocacia, pesquisa de mercado, branding, planejamento estratégico, populações indígenas e tradicionais (como quilombolas, ribeirinhos, dentre outros).

Em seguida, apresentamos o projeto Gênero Importa, realizado no final de 2016 em parceria com a Virgo Games, e apresentamos os dados da pesquisa Empoderamento Feminino e Trajetórias. Buscamos problematizar, a partir dos dados abertos que apresentamos, em que medida as mulheres encontram barreiras significativas na sociedade brasileira. Dialogamos sobre dados de escolarização, ensino superior, mercado de trabalho e empreendedorismo. Mais do que isso, discutimos com grupo o quanto as mídias vêm reforçando figuras de sucesso e cases disruptivos sobre trajetórias femininas a despeito de um cenário nacional de muitas barreiras e desigualdades para as mulheres.

Foi a partir dos dados apresentados que propomos aos participantes que aplicassem o canvas POP, onde a solução final proposta era o desenho de um jogo “de impacto” sobre gênero, fundamentado nos dados-chaves apresentados.

O Canva POP é uma ferramenta que orienta o processo de design de soluções afunilando dados e informações.

Essa ferramenta, bem como a solução é a ponte que estabelecemos entre as nossas outras áreas de atuação (dá uma olhada aqui no site, na Aba Serviços pra entender melhor)

A cada etapa da ferramenta os grupos apresentavam uma parte do desenvolvimento da solução. Um deles ressaltou que há um “anseio na contemporaneidade em discutir direitos” bem como “visibilizar os esforços e barreiras que as mulheres passam”. Agora discute-se assédio (sexual e moral), desigualdade salarial entre homens e mulheres e um jogo interativo poderia ajudar a construir a empatia e a reflexão sobre esses temas.

Ao final, fizemos uma roda de conversa sobre Parcerias, fortalecendo o networking da rede.

A próxima edição do Workshop POP vai acontecer no próximo semestre e o debate será sobre o Tema: Etnografia e Experiência.

Quer participar da próxima edição? Vai no nosso site e assine nossa newsletter.

Se você gostou, compartilhe clicando ali no (❤ ) para recomendá-lo a outras pessoas aqui no Medium!

Thamires Lima é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em Antropologia Urbana. Possui habilidades em gestão de projetos de impacto através do uso de metodologias participativas de projetos e na combinação de metodologias qualitativas de pesquisa e coleta de dados. Atua na coordenação de equipes de trabalho de campo e coleta de dados, gestão de projetos, análise de dados e produção de relatórios de pesquisa aplicada.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Clave de Fá? Fale diretamente conosco no fale@clavedefa.co

Conheça nosso site: www.clavedefa.co

--

--

Thamires Lima
clavedefa.co

Anthropologist Researcher — Leitora curiosa sobre vida, redes sociais, pesquisa, gênero e tudo que é urbano