Ajustando as cores da tela do laptop

Meramente usando o bom e velho xrandr

Cléber Zavadniak
clebertech
3 min readMay 4, 2018

--

~ Qual é a matiz do cavalo azul-escuro de Napoleão? ~

O começo

Recentemente pluguei um antigo monitor VGA no meu laptop para poder trabalhar sem o “kit suporte e teclado” (que deixa a tela na altura dos olhos) e sem terminar morrendo de dor nas costas. O resultado até que ficou bem interessante:

O wallpaper ficou estranho, mas eu quase nunca o vejo, mesmo…

Dessa forma eu consigo sentar direito (sem a tendência de terminar todo encurvado) e ainda tiro algum proveito de ambas as telas.

Mas onde estão as cores da tela do laptop?

Com essa configuração, comecei a reparar que as cores de ambos os monitores eram bem diferentes.

Infelizmente, ver algo com a luz passando pelo sensor de uma câmera de celular e depois por outro monitor para finalmente chegar nos olhos não é a mesma coisa que vê-lo diretamente. A imagem reflete mal a realidade, mas serve para você ter alguma noção. Na verdade, as cores da tela do laptop (de baixo) pareciam muito mais azuladas e “frias” olhando-se diretamente.

Entra o xrandr

Eu pesquisei por programas para ajuste de temperatura no Linux mas não achei nada que realmente prestasse. No fim das contas, acabei descobrindo que é muito mais simples usar o próprio xrandr , que é o canivete suíço das configurações de monitor.

E que o que eu precisava mesmo era de ajuste de “gama”.

A sintaxe básica para ajuste de gama é a seguinte:

xrandr --output <o nome da tela> --gamma <r>:<g>:<b>

(Para quem não faz ideia de nada: r=red/vermelho, g=green/verde, b=blue/azul.)

Para descobrir o nome da tela, basta rodar o próprio xrandr sem argumentos e olhar a lista com cuidado. No meu caso, a tela do laptop era eDP-1 .

Os valores de gama tem como padrão “1” e você pode fazer ajustes muito finos, geralmente em segmentos centesimais. A configuração que caiu melhor para mim, até agora, foi essa:

xrandr --output eDP-1 --gamma 1.05:0.9:0.75

Resultados

Por favor, leve em consideração que tirar fotos de um monitor só já pode ser um grande desafio, exigindo uma configuração de câmera adequada e muito exclusiva da tela em questão, então capturar dois monitores numa imagem só, de maneira que esta imagem reflita adequadamente a realidade, é um desafio maior ainda.

Antes

Lembrando que o monitor do laptop é o de baixo:

Veja como as cores do laptop eram mais “azuladas” e o branco tinha mais tendência de “explodir” do que no monitor externo (de cima).

Depois

Tudo bem que o branco ainda tende a “explodir”, mas pelo menos consegui resgatar os tons de vermelho.

E é isso.

:)

--

--