Aprenda comigo: Python no Android — Parte 1

Unindo o útil ao desagradável

Cléber Zavadniak
clebertech
3 min readDec 23, 2017

--

Motivação

Não adianta tentar negar: se você quer uma aplicação que rode direito no Android, você, programador-não-Java, precisa sujar as mãos e enfrentar o velho Androidão de frente, meter a mão na massa e se embrenhar pelo mundo assombroso do Java do Android (argh!), das bibliotecas, da IDE, das licenças e, enfim, de todo o ferramental necessário para se escrever aplicações nativas.

Eu atualmente tenho dois projetos cuja base de funcionamento são aplicações que rodem em celulares de gente normal. Um deles envolve extrair dados de praticamente todos os sensores presentes no aparelho, enquanto o outro baseia-se mais em notificações personalizadas por usuário.

Sobre este último, eu cheguei a considerar criar Progressive Web Apps. Cheguei a pesquisar sobre Push Notifications. Mas, sinceramente, não senti que as alternativas eram boas o bastante e, no fim das contas, tenho percebido que dificilmente eu escapo de ter que pelo menos conseguir escrever aplicações nativas para Android.

Até para o meu trabalho atual é interessante eu possuir essa habilidade…

Neste artigo apresento como escrever aplicações nativas Android usando Python e as ferramentas do projeto PyBee.

Começando pelo desagradável

Android Studio

Antes de mais nada, baixe o Android Studio. Sério. Baixe e já comece agora o processo de instalação. Há uma grande quantidade dados a serem baixados, então é melhor que você deixe isso para ser feito em background.

Segue o link para o download:

Download

Esse link para download é muito rápido e consegue “engargalar” a conexão da minha máquina toda vez. Quanto a isso, parabéns para a Google…

Caso você não queira entupir a banda da sua rede com esse download, experimente usar isso:

“Instalação”

Eu costumo instalar essas aplicações “avulsas” no meu diretório ~/Apps/ . Logo, o Android Studio foi jogado em ~/Apps/android-studio.

(O conteúdo do zip já está todo dentro de um diretório chamado android-studio, então não precisa se preocupar em criar este diretório previamente.)

Java

Curiosamente, eu não tinha nenhum Java (JRE/JDK) instalado na minha máquina pessoal. Então, só para garantir, certifique-se de que existe um comando java disponível na sua máquina.

Se não…

Baixando o Android SDK

Pois é, esse Android Studio meio que só serve para se baixar o Android SDK

Como o download é grande e consome muita banda, eu uso um programinha chamado Trickle para limitar o uso de rede do Android Studio:

Quando chegar a hora, vá direto para a instalação “Custom”:

Veja o artigo completo aqui:

https://blog.cleber.solutions/software/python-no-android

--

--