DevTheDev[0]

Cléber Zavadniak
clebertech
Published in
3 min readMar 4, 2021
Photo by Christian Wiediger on Unsplash

Gente que faz”: os véio lembrarão do antigo programa de TV do antigo Banco Bamerindus e o assunto dessa primeira edição é, de certa maneira, parecido: existe gente que só observa, existe gente que fala e existe gente que faz.

(Esta edição da newsletter DevTheDev foi enviada dia 29/12/2020.)

Pô, preciso fazer uns exercícios e perder essa barriga…” — então faça, oras! Não é curioso que nós geralmente saibamos muito bem o que precisa ser feito e, no entanto, nos contentamos em somente falar e falar, como se houvesse alguma virtude nisso, enquanto o tempo vai passando e nos deixando para trás?

Quando se vê, passou-se um ano.

No começo de 2020, por exemplo, eu fiz lá minhas resoluções e, apesar de isso ter seu valor como exercício mental, na prática acabou fazendo pouquíssima diferença.

Mas agora, no finalzinho, resolvi fazer diferente. Resolvi parar de falar e simplesmente começar a fazer. E entre as coisas que andava dizendo que faria e nunca havia feito era cultivar conexões, falar com as pessoas, criar vínculos e, especialmente, dedicar algum tempo para ajudar os outros no que for possível.

Consegui marcar uns “bate-papos”. E na primeira dessas conversas fiquei surpreso com o quanto aprendi. (Pegar o lápis para anotar coisas é um bom sinal, afinal.)

Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi a quantidade de coisas que essa pessoa fez, especialmente aquelas que em algum momento da minha vida eu disse “meh, não sei se vale a pena” e acabei não fazendo. E a conversa foi se desenrolando sempre nesse sentido: o cara que não fez (eu) perguntando coisas para o cara que fez (ele).

Mas as coisas estão mudando! Essa newsletter é um item da lista do que decidi fazer, assim como praticar exercícios físicos (hoje experimentei os tais “burpees” e fiquei impressionado!) e mentais (já ando terminando mais livros do que começo — yay!). É um começo, e fico feliz de não ter “esperado o ano que vem” para isso.

E você: o que vai fazer?

Antes que o ano acabe…

Dá uma olhada rápida no relatório “State of Developer Ecosystem” que a JetBrains preparou.

Tem algo errado, claro, já que não me entrevistaram… Será que é porque uso vim?

The State of Developer Ecosystem in 2020 Infographic | JetBrains: Developer Tools for Professionals and Teams

Ou então:

Com dados de 2019 e foco um pouco diferente (que eu acho mais interessante), a Hired tem o relatório “State of Software Engineers”.

2020 State of Software Engineers — Hired

Linguajares

Uma das minhas áreas de interesse é Comunicação em geral e incluo nisso não somente linguagens naturais (esse ano quero estudar latim de verdade) mas também linguagens de programação. E uma das linguagens mais interessantes que encontrei em 2020 foi justamente Tcl (conhecida por aí como “Tcl/Tk”, mas a linguagem em si é Tcl, apenas).

Esse tutorial explica muita coisa interessante e, apesar de não ser exatamente o melhor ponto de partida para aprender a linguagem (que é surpreendentemente simples), serve para ilustrar alguns aspectos bem únicos da mesma:

Learn X in Y minutes Where X=Tcl

Exemplo

Caso queira ler código “de verdade”, pode baixar o Blipt! e dar uma lida:

Blipt!

Procura-se

Sempre que pesquiso por laptop, curiosamente, minha maior dificuldade acaba sendo encontrar uma máquina com bom teclado. Hoje uso um Asus com mais ou menos esse arranjo de teclas:

O meu é ABNT-2, mas o conceito é o mesmo.

Se você conhece uma máquina com teclado decente (se tem ilha numérica, já aviso: não é decente) e razoavelmente compacta, agradeço se me avisar (você pode fazer isso respondendo esse e-mail).

E chegamos ao fim

É, é um conteúdo simples, mas também é limpinho, então tá bom, né?

Se você curtiu, envie essa newsletter para mais 5 pessoas.

:)

Esse é um conteúdo enviado por e-mail. Veja que é coisa curta, fácil de digerir e, creio eu, interessante. Inscreva-se você também usando o link a seguir:

--

--