Quick: por que eu não curto “pipfiles”

Cléber Zavadniak
clebertech
Published in
2 min readJun 8, 2018
(This image was made by me. Use at will. No credit required.)

O que é

[[source]]
url = 'https://pypi.python.org/simple'
verify_ssl = true
name = 'pypi'

[requires]
python_version = '2.7'

[packages]
requests = { extras = ['socks'] }
records = '>0.5.0'
django = { git = 'https://github.com/django/django.git', ref = '1.11.4', editable = true }
"e682b37" = {file = "https://github.com/divio/django-cms/archive/release/3.4.x.zip"}
"e1839a8" = {path = ".", editable = true}
pywinusb = { version = "*", os_name = "=='nt'", index="pypi"}

[dev-packages]
nose = '*'
unittest2 = {version = ">=1.0,<3.0", markers="python_version < '2.7.9' or (python_version >= '3.0' and python_version < '3.4')"}

Sobre a minha posição

Eu não estou aqui dizendo que a ideia é um erro e que o projeto deve ser abortado. Só acontece que a coisa toda não me apetece por uma série de motivos e eu gostaria de ter um link pronto para responder a quem me pergunta a respeito desse assunto.

Se você gosta da ideia dos pipfiles, por favor, não se sinta ofendido. Você pode, inclusive, fazer comentários saudáveis que me ajudem a enxergar melhor algo que eu tenha deixado passar, por exemplo.

Ademais, esse é um artigo “quick”: eu propositadamente não vou gastar o dia todo escrevendo-o, revisando-o e polindo-o o máximo possível. A ideia é ser um tipo de meio-termo entre uma postagem no Facebook e um artigo “de verdade”. Então algumas coisas podem acabar saindo mais grosseiras do que o usual. Isso é coisa típica da palavra escrita: não tenho um rosto para demonstrar minha emoção ou mãos para gesticular, então uma coisa ou outra pode ter aparência de algo que não é.

Por que isso não me apetece

1- Que diacho de formato é esse?

Essa é minha reclamação mais branda, porque esse TOML tem algumas coisinhas até legais.

Entretanto, acho um contrassenso passar por cima de formatos mais consolidados, como YAML, ou, ainda mais importante, com boas ferramentas de manipulação via linha de comando, como JSON.

Leia o restante lá no meu site:

--

--