O fim do suporte da Microsoft ao PHP

Cledilson Nascimento
Cledilson Nascimento
2 min readJul 18, 2020

O título do artigo pode parecer pretensioso ou talvez assustador para programadores novatos, mas vamos apenas refletir um pouco sobre a atual situação do PHP neste contexto.

“No entanto, não ofereceremos suporte ao PHP para Windows em qualquer capacidade para a versão 8.0 e posterior”
Dale Hirt
Service Engineer — Microsoft

A notícia, de 09 de julho de 2020, de que a Microsoft estaria deixando de dar suporte ao PHP 8.0 deixou muita gente surpresa e também com “medo” pois perde um apoio significativo. Então, agora o PHP morre? Todo ano nos deparamos com esta pergunta, seja em artigos ou em fóruns e grupos pela Internet. Isso se deve pelo fato da linguagem ser muito amada e também muito odiada por muitos programadores pelo mundo.

Stack Overflow via Tecnoblog

Mas, fique tranquilo, não há motivos para pânico! O fim do suporte da Microsoft ao PHP significa que a empresa não estará compilando e aplicando as correções de segurança na versão para Windows a partir da versão 8.0. Entre as compilações que a Microsoft faz estão os arquivos “php.exe” e “mod_php7.dll”, por exemplo, além dos outros oficiais encontrados em https://windows.php.net. Também, não significa que o PHP deixará de rodar no Windows nativamente. Muita gente já está cogitando usar o PHP em Linux através de máquinas virtuais para continuar programando na linguagem através do Windows.

“Esta mensagem NÃO significa que ninguém o fará.”
Sara Golemon
PHP contributor

Uma contribuidora do PHP, Sara Golemon, (SaraMG no Twitter), acalmou o ânimo de alguns aflitos no reddit. Ela afirma o que muitos já esperavam. Apesar de não saberem ainda o que farão, pois ainda estão assimilando a notícia, ela explica que a própria comunidade deve absorver essa demanda, possivelmente alocando alguma máquina para processos automatizados para compilar o que for necessário. E, finaliza dizendo que provavelmente pouco mudará para os usuários do Windows.

Sugiro que dê uma lida nas referências desse artigo para saber mais. Está tranquilo agora? Espero que sim, pois, o PHP como muitas outras linguagens populares, não vai morrer da noite pro dia, tem evoluído constantemente e tem uma comunidade muito forte! Espero que tenha gostado do artigo, me siga para mais artigos sobre PHP e outras linguagens e também outras tecnologias.

--

--

Cledilson Nascimento
Cledilson Nascimento

No responses yet