O fim do suporte da Microsoft ao PHP

Cledilson Nascimento
Jul 18 · 2 min read

O título do artigo pode parecer pretensioso ou talvez assustador para programadores novatos, mas vamos apenas refletir um pouco sobre a atual situação do PHP neste contexto.

“No entanto, não ofereceremos suporte ao PHP para Windows em qualquer capacidade para a versão 8.0 e posterior”
Dale Hirt
Service Engineer — Microsoft

A notícia, de 09 de julho de 2020, de que a Microsoft estaria deixando de dar suporte ao PHP 8.0 deixou muita gente surpresa e também com “medo” pois perde um apoio significativo. Então, agora o PHP morre? Todo ano nos deparamos com esta pergunta, seja em artigos ou em fóruns e grupos pela Internet. Isso se deve pelo fato da linguagem ser muito amada e também muito odiada por muitos programadores pelo mundo.

Image for post
Image for post

Mas, fique tranquilo, não há motivos para pânico! O fim do suporte da Microsoft ao PHP significa que a empresa não estará compilando e aplicando as correções de segurança na versão para Windows a partir da versão 8.0. Entre as compilações que a Microsoft faz estão os arquivos “php.exe” e “mod_php7.dll”, por exemplo, além dos outros oficiais encontrados em https://windows.php.net. Também, não significa que o PHP deixará de rodar no Windows nativamente. Muita gente já está cogitando usar o PHP em Linux através de máquinas virtuais para continuar programando na linguagem através do Windows.

“Esta mensagem NÃO significa que ninguém o fará.”
Sara Golemon
PHP contributor

Uma contribuidora do PHP, Sara Golemon, (SaraMG no Twitter), acalmou o ânimo de alguns aflitos no reddit. Ela afirma o que muitos já esperavam. Apesar de não saberem ainda o que farão, pois ainda estão assimilando a notícia, ela explica que a própria comunidade deve absorver essa demanda, possivelmente alocando alguma máquina para processos automatizados para compilar o que for necessário. E, finaliza dizendo que provavelmente pouco mudará para os usuários do Windows.

Sugiro que dê uma lida nas referências desse artigo para saber mais. Está tranquilo agora? Espero que sim, pois, o PHP como muitas outras linguagens populares, não vai morrer da noite pro dia, tem evoluído constantemente e tem uma comunidade muito forte! Espero que tenha gostado do artigo, me siga para mais artigos sobre PHP e outras linguagens e também outras tecnologias.

Cledilson Nascimento

Blog pessoal onde trato de tecnologias, principalmente desenvolvimento de software.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store