Por dentro do bioID

Eliézer Pimentel
Jun 5 · 3 min read

Acabei de finalizar uma edição de um vídeo com 10 minutos de duração sobre nossa plataforma de auditorias para a validação de pessoas por biometria facial, o bioID, e decidi compartilhar aqui algumas informações importantes sobre este projeto, além do vídeo é claro.

Usamos um motor de reconhecimento facial fechado, ou seja, não usamos um motor biométrico de código-aberto (open-source), que nos dá um resultado de reconhecimentos e rejeições muito mais preciso, pois os algoritmos de inteligência artificial que estão aprendendo os padrões de reconhecimentos já vem sendo treinados desde 2016, quando foi criado.

Tal motor biométrico é consumido através de um serviço em cloud (na nuvem), e é processado por um conjunto poderoso de computadores que trabalham pesado para continuar aprimorando seus padrões de reconhecimento de imagens, vídeos, sons e etc (machine learning). Ainda que o custo que temos com tal motor biométrico seja relativamente elevado e precificado em dólar americano, os resultados são compensatórios, pois podemos garantir uma certa segurança e qualidade no produto final aos nossos clientes.

A inteligência artificial que está por trás deste motor biométrico é incrivelmente avançado e a cada dia fica mais aprimorado. É possível por exemplo identificar objetos, animais, cenários, marcas, produtos, alimentos, expressões faciais que podem dizer se uma pessoa está triste, feliz, com raiva etc, tudo isso analisando fotos ou até mesmo vídeos, gravados ou acredite se quiser, em vídeos ao vivo, em tempo real.

A parte da ferramenta administrativa e auditoria do bioID foi feito dentro de casa mesmo, 100% dele, usando metodologia ágil e nos preocupando bastante com a UX (User Experience) ou a interface com o usuário, fazendo com que a experiência de uso seja simples, fácil e sem muita frescura.

Nos preocupamos bastante também com as possibilidades de integrações com outros softwares, principalmente os autorizadores de procedimentos e geradores de guias de atendimento, e portanto uma coleção bem completa de APIs REST foi cuidadosamente analisada, criada, testada e documentada para facilitar o trabalho de consumo e compartilhamento de dados da plataforma, sendo assim, integrar com um sistema autorizador de uma operadora de plano de saúde que usa uma ferramenta de mercado ou desenvolvido em casa, fica muito fácil e rápido.

A segurança aqui neste projeto foi um dos fatores mais importantes e que talvez tenha tido o maior investimento de tempo de análise durante o desenvolvimento, uma vez que já deveria nascer dentro das regras e exigências da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrará em vigor em Agosto de 2020. Portanto, todo o consumo das API's se dá por meio de tokens que garantem a segurança de acesso apenas por sistemas credenciados e autorizados, os dados são criptografados com chaves de 256 bits e não trafegam o mesmo ambiente das aplicações WEB ou dos metadados das imagens armazenadas. Tudo é cuidadosamente separado e administrado de forma à garantir a integridade das informações que trabalhamos.

As aplicações WEB, os metadados das imagens e o banco de dados que usamos ficam hospedados na Azure da Microsoft, o que nos dá uma grande tranquilidade já que estamos tratando de um sistema de alta disponibilidade e deve estar operando 24x7. O SLA do serviço que contratamos está em 99.6%, ou seja, excelente e dentro dos padrões das mais importantes empresas de soluções do mercado mundial.

Enfim, para uma versão inicial da plataforma desenvolvida, procuramos colocar todo o aparato tecnológico que nos permitisse lançar um produto de biometria facial com ferramentas de gestão e auditoria de validações em tempo real mais completo possível, porém, sabemos que ainda há muito o que melhorar e aprimorar nos aplicativos WEB e com certeza novas versões virão por aí e voltarei para lhes escrever as novidades quando forem lançadas e atualizadas.

Quer espiar o vídeo que falei no início deste Post? Fique à vontade, mas já aviso, são 10 minutos de vídeo apresentando a primeira versão das aplicações WEB que administram e auditam as validações faciais.

CloudMed

Tecnologia e Serviços em Saúde

Eliézer Pimentel

Written by

https://about.me/eliezerpimentel

CloudMed

CloudMed

Tecnologia e Serviços em Saúde

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade