A alegria da melancia

Monica Martin
Clube da Escrita Afetuosa
1 min readApr 26, 2021

Melancia para mim é sinônimo de alegria. Traz memórias, riso e diversão.

Férias de verão, calor e pic-nic em família. De volta para casa, caminhões na estrada repleto da fruta. Cadê gelo para resfriar todo aquele globo verde e vermelho.

Avô cortando grandes fatias adocicadas e geladas. Netos lambuzados. Mães iradas. Eu me perguntando, “pra que tanto caroço?”

Destaque em novela, na voz de sotaque italiano chamada de “cocomero”, palavra que faz parte das conversas de casa.

Tardes com a avó, filha de imigrantes italianos, contando da vida simples, sem geladeira, a fruta enterrada no quintal de terra para ficar mais fria.

Brincadeiras de escola, minha irmã era a Magali (irmã da Mônica). Coincidência ou não, com a mesma fome da personagem de vestido amarelo.

Mãe na feira que ordena “Vamos levar!”, eu tentando carregar, num misto de suor e raiva. Nada comparada a alegria de comer um grande pedaço na volta da escola no outro dia.

Histórias, a melancia me fala sobre infância, família, encontro e festa com pessoas queridas, algumas delas que hoje moram nas minhas lembranças.

Desafio#002 — Abril

--

--

Monica Martin
Clube da Escrita Afetuosa

Apaixonada por ouvir pessoas, estimular ideias e a construção de projetos de vida. Amo livros, boas conversas e longas caminhadas. Da escrita, uma aprendiz.