A leveza de Íris

Zuleica Águeda Ferrari
Clube da Escrita Afetuosa
2 min readNov 26, 2021

002/nov

Catorze andares nos separam: Íris mora no 1º e eu no 15º. Somos moradoras antigas no mesmo prédio, mas não sei grandes detalhes sobre a sua vida. Olhos verdes. Cabelo castanho comprido. Baixa. Magra. Simpática e falante. Desenvolta e inteligente. Praticante de yoga. Mora sozinha. Participa das reuniões de condomínio e deve ter em torno de 42 ou 43 anos.

Quando lhe solicitei uma lista de compras, me enviou prontamente. Pela lista, parece ser organizada, pois separa os itens por categorias. Primeiro, aparecem alimentos como: ovos, leite, manteiga, requeijão, torradas, açúcar demerara, chás de erva-doce e de camomila.

Depois, aparecem frutas variadas como: banana, mamão, abacate, maçã, uva e laranja. Tem um paladar adulto, pois gosta também de verduras e legumes vaiados como agrião, couve, beterraba, brócolis, cebola, alho, couve-flor, pepino, abóbora, abobrinha e chuchu. Deve cozinhar em casa e, pelo que tudo indica, se preocupa com uma vida saudável. Será que ela não gosta de café? Nem de frios? Nem de carne?

Creio que seja vegetariana. Sempre admirei os vegetarianos. Me parece que são mais leves e mais limpos por dentro. Já tentei ser, mas só consegui por 40 dias. Depois desisti e não tive força de vontade para continuar. Mas há fortes argumentos a favor do vegetarianismo: a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, menor risco de doenças cardíacas, redução de artrite, diminuição dos níveis de colesterol, melhoria do condicionamento físico. Aliado a isso, existem também a compaixão pelos animais e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Quem sabe, se num futuro próximo, a exemplo de Íris, eu também poderei fazer parte dos quase 30 milhões de pessoas que seguem uma alimentação vegetariana no Brasil? A sensação de leveza que advém de uma dieta saudável e vegetariana é incomparável. É uma leveza tanto para o corpo quanto para a alma e também um refinamento dos sentidos.

Zuleica Águeda Ferrari — 26/11/2021 — Clube da Escrita Afetuosa — Profª Ana Holanda — @anaholandaoficial — Desafio 002 nov — Escrever um texto sobre uma pessoa a partir de sua lista de compras.

--

--

Zuleica Águeda Ferrari
Clube da Escrita Afetuosa

Leitura, escrita, cinema e música são minhas grandes paixões. Moro em Curitiba, PR, Brasil.