A menina que comeu o zero

Taciana Collet
Clube da Escrita Afetuosa
2 min readJun 29, 2022

Alice era uma menina curiosa. Quando aprendeu os números na escola, saiu procurando coisas para contar.

— Eu tenho 2 bonecas, a Maria e a Tetê.

— Meu irmão tem 5 carrinhos.

Alice contou os botões brancos do vestido rosa e chegou até o 9. Só não entendeu quando a professora explicou sobre o 0.

Foi para casa procurando um zero para contar.

— O zero é mesmo um número? Ele não conta nada, mãe!

A mãe achou graça da pergunta e nem ia responder, mas Alice insistiu:

— O zero é quando a gente não tem? Eu tenho 0 cachorrinho.

A mãe pensou em todos os zeros da casa e demorou para responder:

— O zero é danado. Sozinho não conta nada, mas junto pode contar muito.

Pegou o pote de bolachas e chamou a filha.

— Vamos olhar para o número 1. Com a ajuda do zero, ele vai virar o 10. Dez bolachas para a Alice.

— O 0 parece essa bolachinha. Que 0 gostoso!

Alice comia e pensava.

— E quantos zeros eu posso colocar depois do número 1?

— Quantos você quiser, filha! Dois zeros depois do 1, vira o número cem.

E a mãe escreveu no papel: 100.

— Então quando você for ao mercado, pode trazer três zeros depois do 1 de bolachas para mim, mamãe?

As duas riram juntas e continuaram brincando de colocar o zero do lado direito de todos os números.

--

--

Taciana Collet
Clube da Escrita Afetuosa

Escrever me faz leitora de mim. Sou uma jornalista que segue em busca do humano que há em nós.