Caixa de fotos ou porta joias?

Gislaine Aidar Trindade
Clube da Escrita Afetuosa
2 min readMar 16, 2022

--

Desafio 2.3

Caixa de fotos para mim, é o diário de vida através de registro de momentos, mas não de todos eles, normalmente são registros engraçados, felizes, amorosos, afetuosos. Até pode ter choro, tristeza e dor nestes, mas com o passar do tempo, a foto vira uma lembrança.

Essa forma de contar a própria história é muito diferente, porque mesmo sem querer ou perceber temos um padrão para esses registros.

Na casa da minha mãe, o local preferido para as fotos é na cozinha que fica no quintal. Todas as fotos têm sempre o mesmo fundo, panos de pratos, avental, pregador, tolha de mesa tudo no varal, e sempre, sempre tem louça na pia, o quintal é o nosso ponto de encontro favorito.

Já tentamos mudar o cenário para a sala, mas as fotos perdem a naturalidade do sorriso, da pessoa piscando, tudo muito organizado, sem emoção, não combina conosco, são fotos formais demais.

Rebobinei o filme da minha vida e revirei “minha caixa de fotos” que está guardada na memória. Lembrei de momentos únicos na casa da minha avó, a família se encontrava aos domingos para o lanche da tarde. Estavam lá avó, meus pais, irmãos, primos, tios e tias, era uma bagunça no quintal.

Me lembro das pessoas em preto e branco. As cores, não eram importantes, porque é muito forte para mim a imagem dos rostos, o sabor do bolo e o aroma do café que a minha vó preparava, mesmo que eu não tomando café naquela época. A minha memória não traz cor. Era como se tudo aquilo tivesse envolvido em brilho, sem nenhum estímulo colorido. Era como se o afeto ocupasse aquele espaço, como o ar, era mágico.

Hoje olho para as fotos com a minha família, adivinha o cenário da maioria delas quando estamos em casa, o nome do lugar mudou, pois, agora não é mais quintal é espaço gourmet. Isso não muda nada, pois ainda, no fundo das fotos tem avental, pano de prato, louça na pia, muitas risadas, alguns olhos fechados, outros abertos, e registros únicos.

Então concluo que uma caixa de fotos é algo íntimo e secreto, porque nela entra muita gente, mas só permanece quem realmente importa para você.

Você tem que merecer estar em uma caixa de fotos que não seja a sua. Você pode até entrar em uma, mas nuca sabe se irá ficar nela, pois esta escolha nunca é sua, sempre será do dono da caixa.

Também tenho minha caixa de fotos, meus álbuns e agora virtualmente, minhas pastas. Mesmo minha vida cabendo em minhas mãos, é neste lugar que encontro abrigo, morada e alma.

Então pergunta que fica na minha cabeça agora é: estou falando de caixa de fotos ou porta joias, já que guardamos o que realmente importa para nós nela?

Gislaine Aidar Trindade

16.03.2022

--

--