Carta a meu sobrinho

Natália Figueiredo
Clube da Escrita Afetuosa
3 min readMay 21, 2021

Texto completo

Querido Theo

Provavelmente não está mais em sua lembrança o tempo em que queria estar em meus braços para o soninho da tarde, todos os dias. Você nunca foi muito de colo, então acho que gostava mesmo era do balanço e da canção que eu cantava.

A música, desde cedo, é uma de suas paixões. Até que esses dias descobri que no auge dos seus 4 anos, usa uma delas para te dar forças nos momentos de tristeza. “Tudo é incrível, tudo é incrível e você manda bem”, diz os versos tirados de alguma trilha de desenho ou filme de super-herói.

Eu te ouvia cantá-la com mais frequência nos dias mais dolorosos, como naqueles meses em que teve que se separar da sua mãe. Pensei que deveria ser muito difícil para um ser tão pequeno entender que por causa de um bicho invisível chamado vírus ele teria que se afastar da pessoa que mais ama no mundo porque ela trabalhava na linha de frente.

Uma criança sabe o que é trabalho? E o que é linha de frente? Por mais que tentássemos simplificar para que entendesse, acho que não tivemos muito sucesso (afinal, nem nós mesmos compreendíamos muito bem).

Eu achava que ia te confortar nesses dias, te dando amor e carinho para que sua dor fosse um pouco menor. A minha surpresa foi que era você quem me confortava no fim, me acordando bem cedinho com seu sorriso, me fazendo inusitadamente dar bom dia para a cidade pela janela e cantar contigo “tudo é incrível..”

Sabe, Theo, existem tantos textos sobre amor de mãe e acredito sim que esse seja o maior sentimento que uma mulher possa experimentar. Mas o que entendi desde que você chegou, é que todo tipo de amor transforma a gente para sempre.

Por exemplo, antes de você existir eu não imaginava que haveria alguém por quem eu daria minha própria vida para não ver um mal maior acontecer. Não sabia que era possível que nos dias mais tristes ou naqueles em que eu não via muito sentido, encontraria forças para viver só de lembrar de seu rosto.

Também nunca pensei que minha presença, atenta e completa, poderia ser o maior presente para alguém — com mais valor do que qualquer bem material. Nunca idealizaria que voltar a brincar depois dos 30 anos me tornaria um ser humano melhor, no trabalho, na vida e nos relacionamentos.

Por isso, querido sobrinho, eu não sei o que é amor de mãe nem se um dia eu saberei.

Eu só sei que descobrir um sentimento capaz de tomar conta de todo o meu ser, e que por você, renasço todos os dias e quero ser sempre alguém melhor.

Corte parágrafo

Sabe, Theo, existem tantos textos sobre amor de mãe e acredito sim que esse seja o maior sentimento que uma mulher possa experimentar. Mas o que entendi desde que você chegou, é que todo tipo de amor transforma a gente para sempre. Por exemplo, antes de você existir eu não imaginava que era possível que nos dias mais tristes ou naqueles em que eu não via muito sentido, encontraria forças para viver só de lembrar de seu rosto.

Corte frase

Todo tipo de amor transforma a gente para sempre

--

--

Natália Figueiredo
Clube da Escrita Afetuosa

Da tentativa de achar a palavra certa e nunca encontrar, nascem meus textos | insta: @nataliafig