Fênix abatida

Zuleica Águeda Ferrari
Clube da Escrita Afetuosa
2 min readApr 19, 2022

003abr/22

Estou… morta… ou estou sonhando? Se estiver viva, quero me livrar deste pesadelo. Estou… sem marido. Sem filhos. Sem parentes. Sem vizinhos. Sem casa. Sem jardim. Sem piano. Sem fotos da família. Sem documentos. Sem roupas. Sem sapatos. Sem banho. Sem perfume. Sem ar. Sem fé. Sem saída.

Estou… com fome. Com sede. Com frio. Com sono. Com lágrimas. Com medo. Com angústia. Com solidão. Com desespero. Com descrença. Com nó no peito. Com dor no corpo. Com ferida na alma.

Tudo me foi arrancado nesta guerra. Tudo em ruínas. Tudo fumaça. Tudo sem cor. Cheiro de pólvora. Cheiro de carvão. Cheiro de cadáveres.

Não me resta nem um fiapo de esperança. Estou rastejando como um verme. A creche onde eu trabalhava voou pelos ares. Pequenos seres humanos indefesos deixaram seus pais órfãos. Grandes seres humanos indefesos deixaram seus filhos órfãos. Nada continua em pé. Tudo desmoronou.

O que mais deseja o inimigo? Mais bombas? Mais destruição? Mais mortes? Até que ponto chega a ganância humana? Quantas vidas precisam ainda ser ceifadas para que um diálogo coerente se realize?

Mais de 4,5 milhões dos meus conterrâneos já conseguiram fugir do meu país. Terei a mesma sorte? Não sei. Estou tentando chegar ao corredor humanitário da minha cidade para sair daqui. Apenas 55 dias de guerra foram necessários para transformar o céu em inferno. Quantos dias mais serão necessários para que este pesadelo chegue ao fim?

Estou ardendo em chamas. Preciso sufocar toda a saudade das minhas raízes, da minha língua, da minha família, da minha educação, da minha cultura, da minha pátria, da minha identidade. Preciso apagar minhas tristezas e deixar as lágrimas lavarem a minha alma. Preciso renascer das minhas próprias cinzas. Conseguirei nascer de novo com mais força e sabedoria? Não sei. Só sei que neste momento me restam apenas uma amiga e a lua cheia a olhar por nós…

Zuleica Águeda Ferrari — 12/04/2022 — Clube da Escrita Afetuosa — Professora Ana Holanda — @anaolandaoficial — Desafio 3: Escrever um texto a partir da guerra entre Rússia e Ucrânia.

--

--

Zuleica Águeda Ferrari
Clube da Escrita Afetuosa

Leitura, escrita, cinema e música são minhas grandes paixões. Moro em Curitiba, PR, Brasil.