Livros…e mais livros

Jaqueline Rolim
Clube da Escrita Afetuosa
4 min readMar 2, 2022

A Cabana (William P.Young)

Esse livro me fez perceber Deus de uma forma diferente. Ele quebra alguns paradigmas, quando, por exemplo, apresenta Deus como uma mulher negra. Como a maioria das pessoas, sempre pensei em Deus como aquele homem branco e de cabelos brancos como vemos representado nas pinturas renascentistas. Nos mostra também o infinito amor e cuidado com que Deus, Jesus e o Espírito Santo nos trata. Por não apresentar vínculo com uma religião, mostra de uma forma diferente e genuína um bonito tipo de relacionamento que podemos ter com Deus. Mostra um processo de cura construída por Deus, Jesus e o Espírito Santo.

O autor consegue tratar de um tema super pesado, que é perda de um filho, de uma forma delicada, porém realista, levando a um final interessante e sem clichês. Para mim, é muito interessante quando o autor consegue trabalhar temas difíceis de forma leve e não superficial.

Paixão em GH (Clarice Lispector)

Um livro superinteressante que nos leva a uma profunda reflexão sobre a vida. A narrativa ocorre em um quarto logo após a sua separação. No momento em que ela entra no quarto da empregada que foi embora e deixou um xingamento na parede direcionado a ela, começa um encontro consigo. Entra também a figura de uma barata que a ajuda a se aprofundar cada vez mais em suas sombras. A forma que ela constrói a história faz com que o leitor possa refletir sobre sua própria vida, suas próprias sombras.

Clarice é uma autora brilhante! Ela consegue nos guiar através da escrita em regiões de nós mesmos que normalmente não costumamos entrar. É uma leitura instigante e reveladora. Nos incomoda ao nos vermos refletidas em alguns momentos naquela mulher.

Vários livros da Agatha Christie

Os livros enigmáticos da Agatha me apaixonaram desde que eu a conheci, ainda bem jovem. Ela escreve com uma riqueza de detalhes que nos dá a sensação de que estamos realmente naquele lugar. O mergulho que conseguimos realizar nas histórias é sensacional. É possível aprender sobre fatos históricos e culturais dos locais onde se passam as histórias, além de nos apresentar vários tipos de personalidades através dos seus personagens

Gosto muito desse tipo de leitura que envolve mistérios onde são dadas pistas que podemos utilizar ao longo do livro para entender os acontecimentos. As histórias são construídas de maneira elaborada e apesar de serem muito admiradas por adolescentes também são capazes de captar a atenção dos adultos.

Livro mais recente lido

Metamorfose — Franz Kafika

Considerado uma das 100 obras mais importantes de todos os tempos, iniciei a leitura desse livro por participar do Clube do Livro Karnal/Prioli e concluí por considerar a leitura bastante intrigante e interessante.

O livro conta a história de um homem que um dia acorda transformado em um inseto. Essa metamorfose (que é o nome do livro), impacta a vida de toda família, que percebemos ao longo do livro, também sofrer uma metamorfose. O primeiro e um dos mais importantes problemas que ele precisa enfrentar, é o seu tóxico chefe. Sempre foi um funcionário exemplar e quando não chega ao trabalho, o gerente vai até a sua casa, sendo super grosseiro com a família e com o próprio Greg.

Ele sente grande dificuldade em aprender a usar o seu corpo, afinal agora tem um corpo grande e com uma dura casca e patinhas bem finas.

A família não o aceita muito bem, mas ainda assim, sua irmã, com quem mantem um forte laço de amizade, que se oferece para alimentá-lo. A família não quer olhar para ele e ver no que ele se transformou. Antes ele era a única pessoa que trabalhava na casa e mantinha o estilo de vida simples, mas onde nada faltava, agora era um inseto dependente que necessitava de cuidados. Com o tempo a irmã também vai perdendo a paciência com ele. A cada dia ele sente perder ainda mais a sua humanidade, e os vínculos que ainda sente é através da arte, que vimos representada pelo quadro, que tem na parede e tem medo de perde-lo e no momento que se esquece da sua condição e entra na sala ao ouvir a irmã tocar violino.

Sempre que tenta sair do quarto um pouco, acontece algum problema, sendo que no último alguns inquilinos que a família conseguiu para ajudar nas despesas o vê e sentem nojo ao saber que guardavam um monstro como aquele debaixo do mesmo teto que eles.

O final do livro, não é o que torcemos para que aconteça, mas a vida nem sempre é, não é verdade?

--

--