MEDO DE ESCREVER?

Adriana Zanolini Moises
Clube da Escrita Afetuosa
2 min readFeb 15, 2022

Minha mãe sempre dizia que eu tinha que escrever um livro. Ouvia reagindo dizendo que quem sabe um dia, mais para desconversar e não criar expectativa. Por muito tempo essa frase me acompanhou gerando em mim uma cobrança interna de atender o pedido de uma mãe. E embora já nutria uma paixão pela escrita, o “ter que” não abria a possibilidade de escolha, e chegava em mim como obrigação movida pela busca do reconhecimento e amor de mãe.

Quando li o tema desse primeiro desafio lembrei desse fato, tomei consciência desse medo. Entretanto, indo mais profundo no meu interno me dei conta de que o medo que realmente sempre me tomou quando olho para o papel ou tela do computador em branco, para além de atender as expectativas da minha mãe, é não atender as minhas. Não ter a confiança necessária na minha capacidade de me expressar através da escrita e fazer com que as palavras saiam uma a uma do meu profundo e expressem o que realmente lá está, de forma a tocar e afetar o outro. E assim fico tomada por uma angústia enquanto tento dar vazão a essa vontade imensa de compartilhar através da escrita o que em mim está, atendendo a minha necessidade de compartilhar o melhor de mim através das palavras.

Há um tempo atrás comecei a escrever artigos, textos para Posts no instagram, reflexões. Aos poucos fui escolhendo realizar meu sonho de escrever, movida por um força interna que brotou lá de dentro. Aos poucos vou tomando posse desse medo, escutando o que ele está me dizendo, aprendendo a lidar com ele para que não se torne uma resistência ao ato de escrever. E assim, se ainda não consigo eliminar, vou leva-lo comigo para escrever, me fortalecendo quando fizer o que tenho que fazer mesmo com medo, e verificar que, ao final, talvez muitas coisas eram monstrinhos que criei. Recontextualizando a frase da minha mãe, como de uma certa forma mãe sabe o que fala e tem intuição, ela acreditou primeiro no meu potencial. Hoje nutro a certeza que posso realizar, e aqui estou realizando, meu potencial de escrever! #01fev22

--

--