Movimentos

Monica Martin
Clube da Escrita Afetuosa
2 min readMay 18, 2021

No meu quarto não há mais muitos movimentos pela manhã. Sem disputas para usar o banheiro ou porque as roupas estão fora do lugar. A conversa desgastada sobre a TV ligada ou o abajur aceso para ler um livro, que o outro insiste em apagar. Não há boas noites, nem bons dias, recortados por frases soltas em como vão ser pagas as contas do mês ou sobre as notas baixas do filho na escola.

A manhã não é mais de muitos movimentos. Já se vão 4 anos, do que antes foram 24 de uma união cheia de altos e baixos. O silêncio é acordado por meus sentimentos. Há o vazio daquele cotidiano que é só memória. A paz que invade o coração e se esparrama pelo quarto, quando penso, “este espaço é meu, eu me vejo aqui”. A saudade do lado bom de uma vida a dois. O sossego das minhas ações que tornam a jornada mais leve. Vem a tristeza que não faz morada em mim, porque a partida foi o melhor lugar de estar.

Os movimentos da manhã são tão somente os meus. O sabor da liberdade ao deixar o sol entrar. O espreguiçar manhoso, depois de uma oração para que as portas se abram para o novo. Arrumar a cama, tirar o pijama, banho e café. Sorrir, mesmo que o dia se apresente cheio de incertezas. Ou chorar, se o cansaço bate. Tomar a solidão como uma boa companhia. Saber a hora de buscar um colo amigo. Estar bem comigo mesma e com o outro, porque se fez a hora de cada um viver a própria vida.

Parágrafo: No meu quarto não há mais muitos movimentos pela manhã. Somente os meus. Já se vão 4 anos, do que antes foram 24 de uma união cheia de altos e baixos. O silêncio é acordado por meus sentimentos. Vem o vazio e a paz, a saudade e o sossego. Tem também a tristeza, que não faz morada em mim, porque a partida foi o melhor lugar de estar. Tomar a solidão como uma boa companhia. Saber a hora de buscar um colo amigo. Estar bem comigo mesma e com o outro, porque se fez a hora de cada um viver a própria vida.

Frase: Poucos são os movimentos no meu quarto de manhã, somente os meus, não mais a dois, porque se fez a hora de cada um viver a própria vida.

002mai

--

--

Monica Martin
Clube da Escrita Afetuosa

Apaixonada por ouvir pessoas, estimular ideias e a construção de projetos de vida. Amo livros, boas conversas e longas caminhadas. Da escrita, uma aprendiz.