Pesquisa em tempos de Google
Antes do advento da internet, para se fazer qualquer pesquisa era necessário usar recursos muito distintos dos atuais. Tinha um ao qual recorríamos muito, a Enciclopédia com seus gigantescos volumes e variados assuntos. Uma alternativa era ir a uma biblioteca e buscar livros que abordassem o tema. E existia algo do qual nunca deveríamos ter deixado de lado, procurar os mais experientes de idade para ser nossa fonte de conhecimento. Essa troca de vontade de saber com a vontade de passar saberes adiante é extremamente rica.
Era trabalhoso fazer uma pesquisa sobre determinados assuntos, principalmente se havia escassez de referências. A internet chegou e deu acesso fácil e rápido a todos no que diz respeito à informação, das mais inúteis às mais inusitadas, das mais corriqueiras às mais científicas, das mais fidedignas às mais falsas. É possível encontrar absolutamente tudo na rede, basta digitar na barra de ferramentas do Google. O saber está na palma da mão.
Toda essa modernidade trouxe muito material de forma democrática, mas informação não é conhecimento. Para isso seria importante resgatar a sabedoria dos mais velhos, daqueles que além da expertise, tem a vivência. É importante para o outro poder passar sua experiência e conhecimentos, mais rico ainda para quem os recebe, uma vida inteira vai se perpetuando dessa maneira. Isso vale de grandes conhecimentos científicos até a receita de um prato tradicional da família, temos muito o que aprender com o outro. O eletrônico pode nos salvar em vários momentos, mas nunca irá substituir o humano.
Parágrafo
A internet veio para trazer diversas facilidades para a vida moderna, principalmente com relação à disseminação de informações. Isso tornou o ato de pesquisar muito rápido e ágil. Mas como consequência não usamos mais tanto o recurso de busca de conhecimento através das pessoas que já tiveram mais experiência no tema da pesquisa. É importante que esse recurso se mantenha vivo, pois a troca com pessoas é muito rica.
Frase
O conhecimento, que está na palma da mão, não substitui a sabedoria dos mais experientes.