Uma curiosa desejante de experimentar o mundo

Evelym Landim
3 min readAug 19, 2022

A gente vive procurando quem a gente é. Você já também faz isso? Quantas vezes você se viu perdida quando alguém te perguntou: quem é você? Pra mim sempre é difícil responder essa pergunta. Fico paralisada. Penso: mas eu sou tanta coisa, tantas Evelym. Que pergunta difícil.

Me pego recordando da Evelym criança, crescendo na cidade de Seritinga, uma cidade quase vila no interior de Minas Gerais. Uma menina que adorava brincar junto das irmãs mais novas tomando nota das letras e números no quadro de giz. Será que copiava a mãe professora? Lembro da Evelym mais moça, tinha uma destreza com os números, dava aulas de reforço para as crianças mais novas com algumas dificuldades na escola. Será que copiava a tia professora de matemática?

Rememoro o desejo de ir embora, morar na cidade grande e experimentar outro mundo. E fui. Experimentei um bocado de coisa. De algumas lembranças sinto certo desgosto, acho que foi desnecessário viver aquilo, de outras enxergo importância, pude crescer com os desafios. Mas voltei. A vida é mesmo um vai e vem danado. Os desafios foram grandes demais para a Evelym daquele momento. Na bagagem um bocado de Frustração.

Queria fazer faculdade, continuar os estudos, coisa de muita valor na educação que recebi. Estudar pra ter futuro. Mas a família era simples, a grana apertada e não pude escolher, estudei o que era possível naquele momento. O importante era fazer faculdade. Terminei o curso de Licenciatura em Geografia querendo casar e ser dona de casa. Casei. Fui dona de casa. Fui feliz sendo dona de casa. Mas a vida foi ficando entediante pra menina que gostava de ensinar. Foi ficando pequena pra adolecente que desejava experimentar o mundo.

Casei com um companheiro que me incentiva, ve em mim uma potência que eu mesma não vejo. Acredita. Encoraja. Segurei a mão dele e fui matar a fome de experimentar. Fiz curso de maquiadora, adorava ensinar as pessoas a se maquiarem. Vendi cosméticos. Descobri uma paixão em cozinhar, preparava e vendia comida pronta. Tenho fome de experimentar. Vivo tomada pela curiosidade. Corri. Corri uma maratona. Buscava a resposta. Quem é você? Dona de casa, maquiadora, vendedora de cosméticos, atleta amadora, cozinheira. Quem é a Evelym?

De tudo, segui apaixonada pelo cozinhar. Me encantei com o mundo da culinária. Da cozinha. Do comer. Tenho pra mim que por esse mundo ser complexo e diverso esse foi o motivo da parada. Me encontroei no falar de comida e toda sua complexidade. Um mundo que compreende muitos mundos. Tem sabores pra degustar numa vida inteira.

Quem é a Evelym? Uma curiosa desejante de experiências. Hoje experimenta ser culinarista e militante. Cozinha em eventos, pesquisa sobre alimentação brasileira, facilita cursos de fermentação de vegetais e milita por uma alimentação saudável e sustentável. Continua sendo a menina que toma nota de números e letras. A jovem que dava aulas particulares, hoje sobre comida. Virou mulher. É toda a sua história. Continua querendo experimentar o mundo. Agora, com garfos e faca na mesa posta.

#01março2022 (Texto escrito para o Club de Escrita Afetuosa da Ana Holanda)

--

--

Evelym Landim

Mulher, sonhadora, curiosa e cheia de vontade de aprender sobre as coisas que atravessam minha vida. Trabalho como culinarista e cozinheira.