Uma lista e uma resenha.

Kamila Oliveira
Clube da Escrita Afetuosa
4 min readMar 2, 2022

Clube da Escrita: Desafio2/ Fevereiro22.

Por mais clichê que possa ser, os três livros que irei listar aqui que foram importantes para mim, e me marcaram, são livros que li quando eu comecei a me interessar por esse universo, que foram lidos durante o processo de me tornar uma leitora assídua.

Sou “cria” de Maurício de Sousa. Aprendi a ler aos 7 anos, lendo os gibis da Turma da Mônica. Ganhei meu primeiro livro “calhamaço” de presente de aniversário de 15 anos, de uma amiga da minha irmã mais velha. O ano era 2011, o livro tinha a capa rosa, e 327 páginas de história, sendo bem exata. De cara gostei da capa do livro, e da sinopse, mas estava ali um desafio, uau, 300 páginas. Bom, foi amor a primeira vista.

“Fazendo meu filme” ano 2008, da Paula Pimenta, é de uma leitura deliciosamente fácil. É um livro adolescente gostoso, uma história que cativa, e não importa a idade que você tenha ao ler, você gosta, e se encanta.
Esse livro tem todo o meu coração. Tenho a edição em inglês, espanhol, e a edição limitada que é gigantesca!

Mas, o livro que eu mais me identifico, é o quarto, e último livro da série, “Fazendo meu filme 4 — Fani em busca do final feliz” ano 2015, Paula Pimenta.

Vemos uma Fani bem mais madura e independente, acompanhamos nos livros 2 e 3 todo essa evolução da personagem, e no último, ninguém segura a Fani. O quarto livro mostra a personagem indo seguir os seus sonhos de ser cineasta, indo se aventurar em uma experiência em outro pais, longe da família e amigos e tendo muitas experiências importantes, e interessantes. É simplesmente inspirador. Orgulho total da Fani. Me imaginei em vários momentos junto dela lá em Los Angeles, Califórnia, onde se passa o livro, que aliás, se tornou um destino de viagem dos meus sonhos. Paula Pimenta é simplesmente incrível, e deu um final feliz merecido para a Fani.

Já o terceiro livro, é o “Quem é você, Alasca?” ano 2005, do John Green. Não sei bem dizer em que ano li esse livro, mas me marcou. Muito.
Espero que não seja um spoiler, se for, me desculpem! Mas esse foi o primeiro livro que li que eu me deparei com uma morte de um personagem cativante, e isso foi muito chocante para mim na época, ainda mais pela descrição, eu a visualizei, imaginei a cena. E o livro segue depois dessa morte. Há o antes, e o depois desse acontecimento.
Sem dúvidas nenhuma, esse é o meu livro preferido desse autor, porém, tenho um pouco de receio de reler, e não gostar mais, e ou perceber que envelheceu mal.

Eu poderia continuar listando vários outros livros que amei ler, me marcaram, e seguem me acompanhando na minha estante, e ou os que já indiquei, ou doei. Me encontro nesse momento numa “ressaca literária” (que não acaba!), não tenho foco, nenhuma história me chama atenção, ou me prende, mas já estou tentando resolver esse “bloqueio”. O último livro que li, foi uma tentativa de fazer com que eu voltasse a devorar livros (ainda estou tentando…), então, teremos em seguida, sua resenha…

Resenha de “Faça a sua coroa de gelo brilhar” e “Quebre os seus sapatinhos de cristal” ano 2021. Amanda Lovelace.

Para uma pessoa que depois da pandemia não conseguia mais focar, e ler vários livros, ou melhor dizendo, “devorar livros”, me vi comprando dois livros de poesia, para ver se fluía.

Li os dois muito rápido, sentei, e li. E isso não quer necessariamente dizer que seja uma leitura fácil. Bem antes do livro começar, há alerta de gatilhos, então, se você é sensível quanto a assuntos como: Abusos, transtornos alimentares, traumas e etc, não são livros que recomendo. Mas, são bons.

Amanda Lovelace, tem dois outros livros muito conhecidos: “A princesa salva a si mesma neste livro” ano 2016, e “A bruxa não vai para a fogueira neste livro” ano 2018. São poemas com temática feminista, que abordam temas como autoimagem, amor próprio, força feminina.

Apesar do alerta de gatilhos, o que acho extremamente necessário, não é uma leitura pesada, como eu disse anteriormente, pode não ser fácil. Amanda Lovelace consegue escrever sobre esses assuntos de uma forma que você se identifica, e logo após há uma mensagem de força, de autovalorização.
Você se identifica, reconhece histórias de mulheres que você conhece, se conecta, pois (infelizmente) são assuntos comuns no universo feminino. São livros que dependem muito de como você se encontra, pode ser uma leitura rápida, mas aconselho que vá devagar, leia cada poema, e tire algo deles.

Então, para finalizar, deixo aqui um trechinho do livro “Faça sua coroa de gelo brilhar” caso queira vir a conhecer o trabalho de Amanda Lovelace.

Pagina: 115.

Reafirmar a minha força
não impede que eu
me sinta insegura,

assim como me sentir insegura
não me impede que eu
reafirme a minha força.

-Equilibrista.

--

--