DESAFIO #1 — O AUTO RETRATO
A PROMOÇÃO DE SAL
Sabe aquelas histórias que todo mundo da família sabe, mas que fazem questão de contar sempre que estão reunidos, principalmente, quando tem gente de fora? Essa é uma delas. Minha mãe e meu irmão mais velho amam contar, e recontar, e aumentar essa história. Mas eu já cheguei em um ponto em que não sinto mais vergonha e por isso vou contar a minha versão dos fatos aqui.
Em uma manhã comum de domingo, minha mãe estava na cozinha fazendo o almoço, eu, que tinha por volta de 6 anos — não lembro exatamente agora e já está tarde para ligar para ela para confirmar — estava assistindo televisão, quando a ouvi me chamar.
— Rafa vai no mercadinho comprar sal, por que acabou. Mas vai agora por que está quase na hora de fechar.
Eu odiava ir no mercadinho, principalmente quando estava assistindo desenho. Mas como manda quem pode, e obedece quem tem juízo, peguei uma nota de cinco reais que ela me deu, e fui.
O mercadinho ficava na rua de trás da que eu morava, cheguei, entrei e comecei a procurar o sal. Quando finalmente encontrei, vi diversas marcas, com os preços em baixo. Escolhi um que custava sessenta centavos. Como era a primeira vez que eu comprava sal, peguei seis pacotes de 1 quilo, e levei para o caixa, afinal estava muito barato. Paguei e voltei para casa, me esforçando para carregar aqueles seis quilos.
Assim que cheguei, todo feliz e contente, encontrei minha mãe super preocupada no portão. Segundo ela, eu havia demorado muito para voltar com o sal. Assim que entrei em casa, todo sorridente, falei.
— Mãe, estava tendo promoção de sal, por isso já comprei a mais.
Ela caiu na gargalhada. E só então me explicou que sal realmente é barato.
Ficamos anos sem comprar sal, e desde então sempre que estou no supermercado com ela, ela brinca comigo perguntando se tem algum sal em promoção.
Essa é uma história que marcou a minha infância. Quem sabe não volto e conto outras depois?
