7 temperinhos para replantar em casa

Já pensou a sua panela cheia de delícias que você plantou?

Menos 1 Lixo
Clube Orgânico
3 min readNov 28, 2018

--

Parte dos alimentos que descartamos podem ser replantados e colhidos novamente, você sabia? Já tentou plantar uma sementinha de alguma coisa aí no seu quintal ou na sua janela? A natureza é um organismo vivo e com imensa capacidade de regeneração. Muitos alimentos ainda podem rebrotar mesmo depois de já terem sido utilizados, basta sabermos como lidar com eles.

Pensando nisso, fizemos uma listinha pra você poder replantar aí na sua casa. A natureza, sua saúde e seu bolso agradecem. Bora?

  1. Pimentas

Vários tipos de pimentas podem ser replantadas a partir das sementes que sobram. É só colocar em solo fértil em um espaço ensolarado. Elas crescem rápido e são bem fáceis de cuidar. Ainda ajudam naquela cura do mau olhado, sabe?

2. Cebolinha

Quando for cortar cebolinhas, separe a parte branca e um pouquinho da parte verde e coloque-as em um copo com um pouco de água. Deixe em um local ensolarado e troque a água todos os dias.

3. Cebola

Plante uma parte da cebola com a raiz pra baixo. As raízes vão regenerar e em pouco tempo você terá cebolas novas para cozinhar. Incrível, né?

4. Alecrim

Separe algumas hastes do alecrim e corte em pedacinhos de 10 cm. Retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm é hora de replantar num vaso. A dica é deixar em um lugar com bastante sol.

5. Manjericão

O processo de replantar é igual ao do alecrim. Depois de cortar os galhos e retirar as folhas de baixo, coloque o manjericão em um recipiente com água em um local com bastante luz solar. Em algumas semanas as raízes se formam e aí é só transferir pra um vaso maior.

6. Hortelã

Funciona como o manjericão e o alecrim. Corte alguns talos saudáveis e retire as folhas da parte de baixo. Coloque num recipiente com água em um ambiente ensolarado. Troque a água todos os dias. Depois que as raízes aparecerem, transfira pra um vaso com terra e drenagem da água. A dica é nunca deixar a terra seca.

7. Aipo/salsão

Quando for usar aipo ou salsão, não jogue no lixo a base, lave bem e coloque (base para baixo e caules para cima) em um prato com água em um espaço ensolarado. Umedeça a parte de cima pra não ressecar. Depois de mais ou menos uma semana, folhinhas amarelas vão brotar no centro e logo depois ficarão verdes. Então é só transferir pra um vaso maior.

Cuidar das plantinhas e dos temperos é um processo terapêutico incrível e delicioso, que dá uma força pro meio ambiente e pra nossa saúde. A gente come o que tem em casa e o sabor é muuuuuuito melhor. Vamos tentar?

O Menos 1 Lixo é um movimento de educação ambiental idealizado pela Fe Cortez que se propôs a ficar 1 ano sem consumir copos descartáveis. Foi assim que surgiu a criação do copo do movimento, retrátil, prático, de silicone e 100% fabricado no Brasil. O copo do Menos 1 Lixo é um agente de transformação pra estimular a mudança de hábitos através de um único gesto.

--

--

Menos 1 Lixo
Clube Orgânico

Um Movimento que propõe uma vida com menos lixo e mais recursos, consumo consciente e sustentabilidade na prática pra você!