Clube Orgânico no OUISHARE Fest 2016

Fomos para o maior festival de economia colaborativa do mundo!

Este ano, o principal evento de economia colaborativa do mundo, o Oui Share Fest, que acontece em Paris, vai ter a presença do Clube Orgânico.

Você sabe o que é o Oui Share? A gente vai te deixar a par de tudo :)

Como surgiu o Oui Share ?

Tudo começou quando Antonin Léonard, depois de uma viagem para a América Latina, decidiu criar um blog para explorar a economia colaborativa— o ConsoCollaborative. Logo depois, com o intuito de aproximar quem também estava pensando sobre este novo conceito, ele criou um grupo no Facebook.

A partir de 2011, o grupo começou a se reunir em Paris para jantares colaborativos. O objetivo era compartilhar ideias e conhecimento sobre este novo modelo que começava a ganhar forma. Em volta de uma mesa de comida, claro ;)

O que eles queriam? Compreender a mudança que estava acontecendo e promover a transição para uma sociedade mais consciente através do empoderamento dos pioneiros da economia colaborativa à volta do mundo.
Primeiro evento do Oui Share em Paris

E, em 2012, o grupo se auto-intitulou Oui Share — um nome que não poderia ter se encaixado melhor. O primeiro evento oficial, em Paris, reuniu mais de 100 entusiastas da economia colaborativa e rapidamente se difundiu pela França.

No mesmo ano, também em Paris, aconteceu o primeiro festival do Oui Share. É nesse evento de grande porte que o projeto se torna, oficialmente, global e se consolida como uma organização sem fins lucrativos. Rapidamente, o OuiShare Fest passou a ser reproduzido por toda a Europa.

Atualmente as suas principais atividades são:

Crédito da foto

Oui Share Fest 2016 Paris

O tema do festival este ano é “After the Gold Rush” (Depois da Corrida ao Ouro, em tradução livre). Ou seja: o que aconteceu com a economia colaborativa depois de tamanha excitação inicial?

Em 2011, a revista Time chegou a publicar que a economia colaborativa seria uma das 10 ideias que mudariam o mundo, pois ela parecia conseguir endereçar problemas ambientais, sociais e econômicos de uma só vez, contornando o período sombrio da economia mundial.

Porém, hoje, olhando para trás, nota-se que tivemos muito mais excitação do que resultados práticos. Muitos dos precursores ficaram pelo caminho e, embora alguns continuem até hoje, pouquíssimos efetivamente encontraram a mina de ouro.

Oui Share Fest 2015

Mas como prova de que este novo modelo ainda tem muito a crescer, o festival rola mais uma vez durante três dias para que as pessoas que estão fazendo diferente — e a diferença! — mundo afora, compartilhem as suas experiências através de palestras, workshops e várias outras atividades.

Aqui no blog do Clube Orgânico você poderá acompanhar o resumo de cada dia, com um olhar especial para o futuro da comida. Vamos falar sobre as iniciativas que estão moldando (e mudando) a nossa vida: mais tecnológica, descentralizada, cooperativa e social.

No caminho de construção de um mundo melhor, junte-se a nós nessa empreitada para termos uma ideia de como será o futuro das nossas relações entre sociedades, corporações e pessoas.

Espero que gostem — nós já estamos adorando :)

Au revoir!


Escrito por Victor, de Paris, com a colaboração de Francisca.

Gostou? Então clique no botão logo abaixo. Fazendo isso, você ajuda o Clube Orgânico a ser encontrado por mais pessoas.

Não tem conta no Medium? Que tal fazer login? Leva só um segundo. Após fazer isso, você pode seguir o Clube e receber nossas atualizações orgânicas.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook — Instagram

Quer saber de tudo do Clube antes de todo mundo? Clique aqui e cadastre-se!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.