Do Veggie ao Vegan: a nova cara da fermentação

Kimchi, Kombucha e Kefir para você sair do básico.

clubeorganico.com
Clube Orgânico
4 min readNov 22, 2018

--

Esse conteúdo faz parte do ebook:

Do Veggie ao Vegan — Um Guia de A a Z

A fermentação é uma das técnicas mais importantes da história da cozinha. Seu processo químico é capaz de transformar simples alimentos em sabores complexos, ricos e extremamente comuns hoje em dia — ou você consegue imaginar sua vida sem… pão, ou bebida alcóolica?

O benefício não está somente no sabor: fermentar os alimentos permite um aumento significativo no prazo de validade, tornando-os muito mais fáceis de conservar. Já pensou como isso era importante antes da geladeira?

Técnica descoberta de forma acidental, consumimos hoje uma imensa variedade de alimentos fermentados, como vinho, cerveja, molho de soja, vinagre, queijo, iogurte, picles, chucrute, missô… A lista é quase infinita.

No entanto, 3 fermentados estão bastante em voga e, para falar deles, convidamos dois especialistas no assunto: Duda Itajahy, da Liquefeito, e Gabriela Migueis, famosa pelos seus laticínios veganos nas feiras cariocas.

K de Kimchi

Picante é o meu sobrenome

Comida fermentada de origem coreana, o Kimchi é altamente probiótico e temperado, um alimento vivo que pode ser servido como acompanhamento para quase tudo.

O mais popular é feito com acelga, mas você pode substituir por diversos tipos de vegetais. Com sabor peculiar, bem picante, ele pode ser comido puro ou acompanhado, logo de imediato ou guardado na geladeira para usar como preferir — de validade quase infinita!

Os coreanos preferem consumi-lo após uma semana, pois os sabores vão apurando com o tempo, como um bom fermentado. As bactérias (do bem) presentes nessa iguaria com certeza vão fazer você se sentir melhor!

Tem receita da Cozinha do Clube, aqui:

K de Kombucha

Me chame de refrigerante naturalComida

O Kombucha é uma bebida probiótica feita a partir da fermentação do chá Camellia Sinensis adoçado e uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras chamada scoby, que bioprocessa o chá e o açúcar, criando essa bebida super gostosa e na moda hoje em dia.

Seu alto teor nutricional ajuda a desintoxicar o organismo e a fortalecer o sistema imunológico. Pode ser saborizada e gaseificada, possibilitando a criação de um arco-íris de sabor!

E como toda arte milenar, a produção do kombucha também tem seus rituais — e o principal é: scoby não se vende, se doa. Faz parte do jeito kombucha de ser!

K de Kefir

Sou de água e não de leite

Poderoso probiótico natural que ajuda no equilíbrio da sua microbiota intestinal e de todo o seu organismo quando consumido com regularidade.

O Kefir de água pode ser facilmente cultivado em casa, mas primeiro é preciso receber uma doação dos grãozinhos e então alimentá-los com água e açúcar. Após a fermentação, você vai ter um líquido levemente ácido e rico em nutrientes produzidos pelos microorganismos do bem!

Vai bem puro, em sucos e chás, ou como refrigerantes naturais após a 2ª fermentação, e também pode ser utilizado para fermentar outros alimentos como queijos veganos!

Do Veggie Ao Vegan

Seu Guia de A a Z para uma alimentação a base de vegetais

Aqui, você vai encontrar:

  • 26 dicas de alimentação saudável a base de vegetais
  • 5 receitas veganas de bônus
  • informações valiosas de especialistas em cada assunto
  • dicas de pessoas importantes para seguir no Instagram
  • faça você mesmo: como viver uma alimentação melhor em casa
Seja um associado: clubeorganico.com | Loja | Facebook | Instagram

Veja também:

--

--

clubeorganico.com
Clube Orgânico

compre online e receba em casa alimentos naturais, 100% orgânicos, direto dos produtores.