Já se deu conta da importância do nabo?

A rotação de cultura faz dele uma das estrelas do campo

Menos 1 Lixo
Clube Orgânico
3 min readMar 23, 2018

--

Não só pra tirar a mancha do shoyu da roupa naquele restaurante japonês bacana, viu? O nabo é um dos alimentos fundamentais pra uma técnica linda da agricultura chamada rotação de cultura. Já pensou na importância da extrema variedade de frutas e legumes que temos por aí?

Nada na natureza é por acaso! A rotação de cultura é uma técnica de conservação fundamental pra manutenção e recuperação do solo de maneira saudável e natural, em que os agricultores alternam espécies vegetais durante todo o ano em uma mesma área.

A monocultura não é lá muito legal pra terra. Se lembra na escola quando aprendemos sobre o café no Vale da Paraíba? No século XIX, o Brasil era campeão no cultivo do café entre São Paulo e Rio, porque ali tinham ótimas condições pra ele. O café explodiu e o solo se esgotou, então ele começou a ser cultivado em Minas e depois no Paraná até que o produto entrou em crise.

A monocultura provoca degradação física e biológica do solo e favorece o desenvolvimento de pragas e isso implica, claro, na perda de produtividade da terra. E é por isso que existe a santa rotação da cultura!

É claro que tudo precisa ser bem estudado. Como se trata de uma técnica e, ela deve atender às particularidades de cada região pra respeitar tanto as sementes quanto o solo. É preciso pensar na diversidade local e em plantações com diferentes hábitos e exigências nutricionais, pra que elas possam contribuir positivamente na presença de pragas.

Sabe quando a sua avó fala pra não tomar muito antibiótico porque fortalece a bactéria? É igual aqui.

Isso implica em modificar os adubos e dar o melhor nutriente para o que está sendo cultivado. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, no geral, as melhores opções pra diversificar as culturas são trigo, aveia, nabo e canola. O trigo é a segunda cultura de inverno mais importante por aqui e é super consumido pelos brasileiros, né? Assim como a aveia e a canola.

Mas e o nabo?

Já ele é mais negligenciado, mas é super importante no processo de rotação de culturas, porque as raízes contribuem pra qualidade física do solo em que é cultivado e tem uma alta capacidade de reciclar os nutrientes dele.

História real: nabo orgânico colhido pelos produtores do Clube Orgânico.

A rotação é fundamental pra produção orgânica, porque pensa no ecossistema como um todo e não exclusivamente no consumidor final. Por isso é importante que façamos a nossa parte, levando pra casa também as frutas e legumes que não consumimos tanto. Aproveita a Cozinha do Clube pra buscar receitas criativas e pensa que a mesa pode ter todos os legumes e frutas do mundo! É fundamental estimular essa agricultura, especialmente pra que nada seja desperdiçado. Todo mundo tem seu lugar no ciclo produtivo e nós também temos o nosso papel .

O Menos 1 Lixo é um movimento de educação ambiental idealizado pela Fe Cortez que se propôs a ficar 1 ano sem consumir copos descartáveis. Foi assim que surgiu a criação do copo do movimento, retrátil, prático, de silicone e 100% fabricado no Brasil. O copo do Menos 1 Lixo é um agente de transformação pra estimular a mudança de hábitos através de um único gesto.

--

--

Menos 1 Lixo
Clube Orgânico

Um Movimento que propõe uma vida com menos lixo e mais recursos, consumo consciente e sustentabilidade na prática pra você!