O que é que a PL do Veneno tem?

Pra quem ainda duvida que comida é política.

Menos 1 Lixo
Jun 27, 2018 · 4 min read
Image for post
Image for post

Você deve ter visto que a chamada PL do Veneno virou destaque recentemente nas redes sociais, né? Isso é super importante. Mas você sabe realmente do que se trata?

Quais os verdadeiros perigos desse projeto de lei?

E o que ela conta?

Image for post
Image for post

Uma das propostas do surgimento dos agrotóxicos foi na Segunda Guerra Mundial como arma química. Eles eram pulverizados nas regiões rurais dos inimigos para intoxicar plantações e a população, claro. Ele só foi pensado como um potencializador da produção de comida no pós-guerra. E nessa época eles eram conhecidos como defensivos agrícolas, mas foram ganhando aos poucos o nome de pesticidas e agroquímicos.

Os agrotóxicos são usados contra as pragas, claro, mas eles também atingem os animais e a qualidade do solo e dos lençóis freáticos. E, como todo “remédio”, os agrotóxicos estimulam que as pragas fiquem cada vez mais resistentes. Em novembro do ano passado, um estudo (que vale muito ler!) da geógrafa Larissa Bombardi do Laboratório de Geografia Agrária da USP revelou dados preocupantes:

"Os alimentos consumidos pelos brasileiros estão contaminados por uma quantidade de agrotóxicos proibidos na maior parte dos países da Europa."

E a PL do Veneno vai permitir que vários de muitos agrotóxicos já proibidos por aqui também sejam revistos para o uso dos agricultores. Outro ponto importante do projeto é que nem o IBAMA, nem a ANVISA poderão interferir na liberação dos agroquímicos. Isso ficaria sob responsabilidade do Ministério da Agricultura.

Muitos dos agrotóxicos liberados já apresentam estudos comprovados de que são cancerígenos e nós já somos o país que mais consome agroquímicos no mundo: 20% de toda a produção mundial vem direto pra cá. Segundo a ANVISA, um terço da comida que consumimos já tem veneno e 8 brasileiros são contaminados por dia.

Image for post
Image for post
Batata doce com agrotóxicos na esquerda e orgânica, do Clube, na direita.

E o que fazer?

Depois, vale ter a sua hortinha em casa pros temperos.

E, claro, prestar atenção nos 18 deputados que foram a favor da PL e jamais esquecê-los em qualquer outubro que venha a ter eleição. Nós somos parte do problema! A PL o Veneno teve sua votação adiada algumas vezes pela pressão popular e só conseguiu acontecer de portas fechadas. É um direito nosso comer com qualidade.

Vamos nos posicionar?

Image for post
Image for post

O Menos 1 Lixo é um movimento de educação ambiental idealizado pela Fe Cortez que se propôs a ficar 1 ano sem consumir copos descartáveis. Foi assim que surgiu a criação do copo do movimento, retrátil, prático, de silicone e 100% fabricado no Brasil. O copo do Menos 1 Lixo é um agente de transformação pra estimular a mudança de hábitos através de um único gesto.

Clube Orgânico

Comida de verdade para todo mundo: #OrgânicoImporta

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store