Por que as pessoas estão aderindo ao vegetarianismo?

Menos 1 Lixo
Aug 31, 2018 · 3 min read

A galera vem aderindo o vegetarianismo e veganismo em peso ultimamente, você já reparou nisso? Há pouco tempo, quem sentava em uma mesa e dizia que não comia carne era incompreendido, mas hoje é super comum abrir um cardápio por aí e ter várias opções vegetarianas e veganas no menu. E não é pra menos!

Nos últimos 3 anos, esse grupo cresceu 600% nos EUA.

Na Suécia, 30% dos jovens se declaram veganos por amor ao meio ambiente e 24% dos que ainda não são, estão dispostos a diminuir o consumo de carne nos próximos 5 anos. A Dinamarca é o primeiro país em investir integralmente em alimentos orgânicos. E não para por aí…

No Brasil a tendência também é forte:

Nos últimos 6 anos, a população vegetariana dobrou de tamanho, representando 14% do total — ou 30 milhões de pessoas. No país em que a carne está presente em quase todos os pratos típicos, isso é coisa pra caramba!

E quer saber mais? O estudo feito pelo Ibope identificou pessoas acima de 55 anos e com renda e escolaridade mais baixas como as mais inclinadas à dieta vegetariana: 60% dos entrevistados falaram que comprariam muito mais produtos sem ingredientes de origem animal se custassem a mesma coisa do que os outros.

O DataFolha já tinha identificado no ano passado que 63% dos brasileiros adorariam comer menos carne. A nível mundial, 70% quer repensar o consumo excessivo da carne.

Mas por quê?

A indústria da carne é uma das mais agressivas para o meio ambiente e os ecossistemas do mundo. Já falamos por aqui que ela é a que mais consome os recursos naturais do planeta e, só no Brasil, é responsável por 80% do desmatamento da Amazônia. Logo, em um momento em que se fala tanto em sustentabilidade e nos nossos impactos, repensar os excessos na alimentação faz todo o sentido.

Cada vez mais as pessoas estão revisitando a ideia de que a alimentação é a cura e a prevenção de muitas doenças, seja ela da nossa saúde ou do nosso planeta. Ela também pode ser a doença, claro, quando nós consumimos industrializados, processados e toda essa comida recheada de agrotóxicos. A busca por vegetais e frutas orgânicas também cresceu consideravelmente — e isso está muito alinhado a esse momento de atenção do que ingerimos.

Que tal experimentar ficar 2 ou 3 vezes na semana sem consumir carne? Vale observar como o corpo se comporta, fazer anotações, conversar com quem já fez a transição. Que tal julgar menos os veganos e vegetarianos? Escutar mais? Compartilhar mais? A gente bota fé em um mundo com menos crueldade aos animais e com uma alimentação mais balanceada: a gente não precisa comer carne todos os dias, né? Vamos juntos?


O Menos 1 Lixo é um movimento de educação ambiental idealizado pela Fe Cortez que se propôs a ficar 1 ano sem consumir copos descartáveis. Foi assim que surgiu a criação do copo do movimento, retrátil, prático, de silicone e 100% fabricado no Brasil. O copo do Menos 1 Lixo é um agente de transformação pra estimular a mudança de hábitos através de um único gesto.

Clube Orgânico

Comida de verdade para todo mundo: #OrgânicoImporta

Menos 1 Lixo

Written by

Um Movimento que propõe uma vida com menos lixo e mais recursos, consumo consciente e sustentabilidade na prática pra você!

Clube Orgânico

Comida de verdade para todo mundo: #OrgânicoImporta

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade