Wiki orgânico: Agroflorestas

Agroflorestas, também chamadas de Sistemas Agroflorestais (SAFs) são consórcios de culturas agrícolas e agropecuárias com espécies de árvores e arbustos que podem ser utilizados para restaurar e recuperar áreas degradadas. Além de benefícios ambientais, esta prática traz também ganhos sociais e econômicos para quem a adota. Trata-se de um “sistema ancestral” de uso da terra que vem sendo praticado há milhares de anos por agricultores de todo o mundo, sendo, mais recentemente, desenvolvido como área de estudos e pesquisa, com o intuito de ajudar produtores a melhorar a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade de suas propriedades.

crédito da foto

A agrofloresta busca imitar a natureza, com o solo coberto de vegetação e diversidade de plantas, umas ajudando as outras, sem problemas com “pragas” ou “doenças” — dispensando, inclusive, o uso de venenos! Com este modelo, é possível, por exemplo, cultivar árvores frutíferas, hortaliças e também criar animais, tudo em uma mesma área. As agroflorestas têm despertado o interesse de muitos agricultores, pois, como estão aliadas à produção de alimentos, permitem oferecer diferentes produtos agrícolas e florestais, diversificando a geração de renda de comunidades agrícolas.

Saiba mais: conheça o trabalho de Ernst Götsch, que há 30 anos desenvolve técnicas de manejo agroflorestal no sul da Bahia.

. . .

Participe você também do Wiki orgânico! Colabore conosco com novos conceitos e definições, comentando por aqui ou enviando a sua sugestão de verbete para plante@clubeorganico.com.


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.