Wiki orgânico: Consumo Local

Guilherme Mattoso
Clube Orgânico
Published in
2 min readJan 31, 2017

Consumo local ou locavorismo (termo surgido nos EUA — locavorism) é um movimento que defende o hábito de consumir apenas alimentos produzidos próximos de onde se vive, dando preferência aos gêneros cultivados nas redondezas ou manufaturados por produtores locais. Se por um lado é maravilhoso poder ter o mundo aos seus pés, por outro, as viagens que estes produtos fazem para chegar até o destino final prejudicam o meio ambiente por causa do consumo energético e da emissão de gases no transporte. No caso de alimentos frescos, como frutas e legumes, ainda há a perda de nutrientes e sabor.

Crédito da imagem: Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

A simples ideia de fomentar a produção local, criar microssistemas econômicos e estimular a aproximação entre produtores e consumidores já justificam — e muito! — iniciativas que promovem o consumo consciente e valorizam o que é cultivado ou manufaturado ao alcance das suas mãos. No Canadá, o casal Alisa Smith e J.B. Mackinnon é considerado o precursor do movimento, ao detalhar a experiência que fizeram no livro The 100-Mile Diet — A Year of Local Eating. Viver tal filosofia, na prática, pode ser um tanto desafiador, mas é possível adotar atitudes conscientes.

Feiras de pequenos produtores, hortas urbanas, clube de compras… grandes cidades brasileiras já sinalizam essa demanda e são inúmeras as iniciativas que promovem o cultivo do alimento perto de você e ainda estimulam uma relação mais íntima entre produtores e consumidores. Pesquise!

Saiba mais: conheça a Junta Local, um movimento que aproxima produtores e consumidores na cidade do Rio de Janeiro.

Participe você também do Wiki orgânico! Colabore conosco com novos conceitos e definições, comentando por aqui ou enviando a sua sugestão de verbete para plante@clubeorganico.com.

--

--