Wiki orgânico: Ecogastronomia

Guilherme Mattoso
Clube Orgânico
Published in
2 min readOct 20, 2016

O conceito de ecogastronomia é praticamente um sinônimo do Slow Food. Para o movimento em prol da comida boa, limpa e justa, esta visão inovadora da gastronomia defende o uso de ingredientes frescos e produzidos sem químicos, procurando preservar o sabor dos alimentos e a consciência ambiental na produção agrícola.

Trocando em miúdos, a ecogastronomia busca restituir ao alimento sua dignidade cultural, favorecendo a sensibilidade do gosto, a luta pela preservação e uso sustentável da biodiversidade. Ela contribui para a proteção de espécies vegetais e raças animais e, assim, com a defesa do meio ambiente, da cozinha regional, dos produtos saborosos e do prazer da alimentação.

Crédito da foto

Carlo Petrini, fundador do Slow Food, nos propõe um novo senso de responsabilidade na busca do prazer. Para ele, o velho consumidor, hoje “novo gastrônomo”, deve sentir-se como coprodutor, parte do processo produtivo, que conhece, influencia, apoia e recusa o equivocado ou insustentável. Ou seja, cabe a nós a responsabilidade de fomentar a criação de comunidades produtivas com o alimento no centro, garantindo os valores necessários para que a sua produção seja realizada de maneira boa, limpa e justa.

Isso é ecogastronomia!

Saiba mais: visite o site do Slow Food Brasil e conheça as ações desenvolvidas pela organização no país.

Participe você também do Wiki orgânico! Colabore conosco com novos conceitos e definições, comentando por aqui ou enviando a sua sugestão de verbete para plante@clubeorganico.com.

--

--