Wiki orgânico: Educação do Campo

Guilherme Mattoso
Clube Orgânico
Published in
2 min readOct 18, 2016

Educação do campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços rurais, sejam eles agrícolas, ribeirinhos, agroflorestais ou quilombolas, por exemplo. Ela está voltada às populações que nesses locais vivem e considera fundamental a diversidade contida nas diferentes realidades onde se estabelece. Isso é fundamental para garantir uma educação de qualidade e contextualizada ao modo de viver, pensar e produzir de quem a recebe.

No Brasil, o reconhecimento de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação diferenciada é algo recente e ganhou força a partir da instituição do Conselho Nacional de Educação, das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Esse reconhecimento extrapola a noção de espaço geográfico e compreende os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos.

Crédito da imagem

Nesse cenário, destacam-se iniciativas educativas como as Escolas Famílias Agrícolas (EFA), que chegaram ao país no final dos anos 60, através do padre italiano Humberto Pietrogrande, fundador do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes). Outras iniciativas semelhantes, de igual êxito no país, são as Casas Familiares Rurais (CFRs) e os Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFAs). Ambas espalhadas pelos interiores, desde o Rio Grande do Sul até o Acre.

Essas instituições associam aprendizado técnico com o conhecimento tradicional do cotidiano comunitário. A proposta pedagógica, denominada Pedagogia da Alternância, é aplicada a partir da divisão do tempo e das atividades didáticas dentro da escola e também no ambiente familiar. Esse modelo tem sido estudado e elogiado por muitos especialistas, sendo considerado uma das alternativas mais promissoras para uma Educação do Campo com qualidade.

Saiba mais: conheça o incrível trabalho que o Mepes realiza desde 1968 no interior do Espírito Santo.

Participe você também do Wiki orgânico! Colabore conosco com novos conceitos e definições, comentando por aqui ou enviando a sua sugestão de verbete para plante@clubeorganico.com.

--

--