Guilherme Mattoso
Nov 17, 2016 · 2 min read

O fundo rotativo solidário funciona como uma poupança, mas, ao invés de ser administrado por instituições financeiras, ele é gerido coletivamente e tem como objetivo apoiar projetos associativos e comunitários de produção de bens e serviços e das necessidades básicas dos grupos envolvidos. Os fundos são formados por meio de doações voluntárias de recursos ou a partir de ações externas (como projetos oriundos de ONGs, por exemplo), destinadas à comunidade.

Crédito da imagem

Trata-se de uma ferramenta democrática e inovadora, que propicia uma gestão financeira mais justa e igualitária para pequenos agricultores e produtores.

Por meio dos fundos rotativos solidários, investem-se recursos monetários ou não monetários na comunidade, através de apoio a projetos, podendo ser devolutivos ou não. Quando exige-se a devolução, os prazos de reembolsos são mais flexíveis e mais adaptados às condições das famílias. O apoio pode ser em dinheiro, produtos ou serviços.

Por fim, vale destacar que a formação de uma poupança comunitária autofinanciada é um direito de todos, reconhecido pelo Programa Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

Saiba mais: A Cáritas Brasileira desenvolveu uma ferramenta que ajuda grupos e associações na gestão de fundos rotativos solidários.


Participe você também do Wiki orgânico! Colabore conosco com novos conceitos e definições, comentando por aqui ou enviando a sua sugestão de verbete para plante@clubeorganico.com.

Clube Orgânico

Comida de verdade para todo mundo: #OrgânicoImporta

Guilherme Mattoso

Written by

Jornalista, trendwatching e especialista em conteúdos sobre agricultura familiar, turismo rural, comida e sustentabilidade.

Clube Orgânico

Comida de verdade para todo mundo: #OrgânicoImporta

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade