Education Recruiting ressurge com a força da intergeracionalidade

Lisie Lucchese
clubedaescrita.cc
Published in
5 min readAug 16, 2023
@Kobrastreetart

Todos olham para isto. Mas como olham para isto? Uma obra que intervém no artista? Expressa uma aprendizagem intergeracional? Em que contexto foi criada esta expressão em grafite?

A sensibilidade de olhar para os contextos que estamos vivendo está valendo muito no mundo controlado pelos algoritmos de recomendação, que dominam as redes sociais e os sites de buscas na internet.

Estamos diante do contexto de uma crise de capacidades, que nos aporta na gestão sobre as novas formas de aprendizagens. E, não por acaso, as práticas intergeracionais no Education Recruiting* se posicionam em franca expansão.

(*)Education Recruiting: A empresa oferece uma formação gratuita para aquelas pessoas que estão interessados em ingressar no time e, posteriormente, realiza a contratação das que mais se destacarem.

Não é algo novo. No Brasil, as instituições de saúde lideraram essas iniciativas. Como exemplo, o Centro de Ensino do Hospital Albert Einstein, desde 1989.

No segmento de finanças vemos a XP Educação que ampliou as formações em graduação, bootcamps, e pós-graduação nas tecnologias digitais, além da Escola de Assessoria Financeira.

Com o foco em profissionais 50+, a Maturi formou o ecossistema de visibilidade e conexões de profissionais para a atração e engajamento pelas empresas. Abrange a orientação do pilar Gerações em D&I e experiências de mentorias geracionais.

Também o ecossistema do Porto Digital em Recife desenvolve o projeto de Embarque Digital, através de cursos de média duração e graduação, custeados pela gestão municipal.

A expansão dessas iniciativas é um movimento inequívoco das organizações, quando se correlaciona com os seguintes contextos no Brasil:

(i) o alto percentual de evasão escolar: 810.000 alunos abandonaram o Ensino Médio em 2018 (Pnad 2019). Apenas 15 % dos alunos que concluíram o Ensino Médio seguiram estudando. Podemos gerar a hipótese de que este quadro foi agravado pela pandemia. (ii) O crescimento da população em 2022 foi de 0,52%. Temos a projeção de crescimento negativo a partir de 2035. Portanto, acentuada queda de natalidade. (IBGE-2023). (iii) Nos últimos 15 anos, a população com mais de 50 anos aumentou 63,2% (uma média de 4,2% ao ano). Em 2022 são 55,5 milhões de pessoas. (IBGE-2023)

Por isto o ressurgimento do Education Recruiting — intergeracional toma força no mercado. Provoca movimentos criativos e inovadores para as necessidades das pessoas e das organizações sobre o preparo para as habilidades de futuros.

Esses movimentos impactam também nas concessões dos benefícios de educação oportunizados pelas empresas, que precisam ampliar a caixa das bolsas de estudos. A aprendizagem está fluindo por outras vias. Como a organização que você atua marca presença e aprende nesses movimentos que aportam no cenário atual?

É provável que você já teve alguma reflexão individual sobre o seu preparo em Upskilling (habilidades de futuro da área que você atua), ou sobre Reskilling (habilidades de futuro em novas áreas que você deseja atuar) e / ou Outskilling (habilidades de futuro na sua área de atuação ou em novas áreas — fora da organização). Observe que quanto a Outskilling, identificamos cada vez mais pessoas — de todas as gerações — cuidando do preparo para novas áreas fora das organizações.

Sim, estamos diante de um problema complexo na atração e engajamento de profissionais qualificados. Tecer camadas de curto, médio e longo prazos fazem parte da visão amplificada sobre o Education Recruiting. Cobrir apenas a perspectiva do curto prazo é como tapar o sol com a peneira.

O esquema a seguir sintetiza elementos ao mapeamento, conexão e desenvolvimento de aprendizagens, amplificando a visão sobre o Education Recruiting.

Essas influências nas formações adicionais acontecem por vias diversas, como: programa de formação com experiências de aprendizagens individuais e grupais, que convergem em redes de pessoas e / ou comunidades de aprendizagens, aprendizagem autodirigida, mentorias coletivas, expressões culturais — que são exemplos de alternativas somativas à cocriação. Conecta também influências na formação de Cidadanias de Futuros por iniciativas, tais como: feiras de ciências e tecnologia, arte e educação, incentivos na formação de vocações e habilidades de futuros e o reforço em valores de vida.

Quantos passos a organização que você atua já deu nessa direção? Nenhuma organização parte do zero. Não subestime. Identifique os passos já dados e dê o próximo.

Temos muito espaço para compor esses elementos na Inteligência da Cultura de Aprendizagem, desde o Education Recruiting. Integre-se ao desenho desse percurso para agregar na formação de um ecossistema de aprendizagens. Estamos predestinados a isto, também pelos algoritmos. Então, que essas influências sejam para mudanças consistentes e realizadoras com as pessoas que interagimos e impactamos.

As marcas empregadoras estão com a dependência amplificada no Education Recruiting — intergeracional. Os dados demográficos estão preditivos. Atrair e engajar profissionais com futuros nas equipes, exige visão sobre a forma de construção e gestão do conhecimento. Definir a estratégia da organização no seu ecossistema, incluindo a educação formal e informal é um dos pilares para receber um futuro sustentável.

Temos elucidações valiosas para nos apoiar nessas evoluções. Veja esta entrevista do Roda Viva com Silvio Meira para uma compreensão mais completa desses contextos. É inevitável homenagear as contribuições de Edgar Morin, que em julho de 2023 completou 102 anos de vida. Duas longevidades brilhantes na construção do modo de pensar o nosso tempo e que nos conecta ao alto valor da convivência intergeracional. Estes artistas da educação sempre interviram nas suas obras, através das suas formas de olhar para o mundo.

E sobre a obra de grafite? “Em 15 de abril de 1452 nascia o mestre italiano Leonardo da Vinci. Para marcar a data, desde 2012 a Associação Internacional de Arte instituiu o aniversário de Da Vinci como o Dia Mundial da Arte. Na mesma data também é celebrada o Dia Mundial do Desenhista.” (@kobrastreetart) A imagem que ilustra o título deste artigo é do mural grafitado por Eduardo Kobra no MIS Experience, em São Paulo, para a exposição “Leonardo da Vinci — 500 anos de um gênio.

Lisie Lucchese — Diretora do LongevIdades Instituto — Atua com inteligência na cultura de aprendizagem intergeracional para transições e sucessões em novos ciclos de experiências.

--

--

Lisie Lucchese
clubedaescrita.cc

Inteligência na cultura de aprendizagem intergeracional para transições e sucessões em novos ciclos de experiências.