Conheça o projeto e como ele começou

Editora Wish
clubedasmulhereslivres
2 min readJun 11, 2019

O infame clube vitoriano das mulheres livres” foi imaginado como um livro de ficção, onde se pudesse contar histórias sobre mulheres fortes da era vitoriana, capazes de desafiar as leis da sociedade da época para realizar os seus sonhos. Para isso, a Editora Wish escolheu 12 autores brasileiros que participaram da seleção para a antologia através de edital divulgado em 2018. São eles: Eduardo Barbosa, Rúbia Dias, Camila Hudson, Caio Hamasaki, Lygia Camelo Santiago, P. H. de Aragão, Deborah Mundin, Caesar Charone, Daniela Almeida, Matheus Zucato Robert, Lia Cavaliera e Rodrigo Ortiz Vinholo. A organização da obra ficou por conta das escritoras Valquíria Vlad e Karine Ribeiro, que também estão a frente do projeto que iremos apresentar a seguir.

No livro, conhecemos histórias ficcionais de mulheres que se sobressaíram das mais diversas maneiras, publicadas em uma coluna de jornal conhecida como o Clube Vitoriano das Mulheres Livres.

Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente histórias de mulheres fortes, livres e sonhadoras, que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era.

Uma época perigosa e autêntica para a força feminina

O período vitoriano é conhecido por ser muito singular na relação de gêneros, trabalho, casamento e diversos outros tabus do passado. Mulheres precisavam de muita energia, força e coragem para saírem dos padrões tão comuns da sociedade. O que não é uma realidade tão diferente da que temos hoje em dia.

O Clube das Mulheres Livres através da história

Agora nós queremos trazer o clube para a realidade do nosso mundo. Queremos não apenas conhecer histórias de mulheres reais, como abrir espaço para que elas tenham esse lugar de fala. Se você tem uma história como essa, ou conhece a história de alguém próximo a você, e quer compartilhá-la aqui no clube, basta enviar para o e-mail marketing@editorawish.com.br com o assunto CLUBE INFAME.

Ao enviar os textos, você autoriza a veiculação dos textos na plataforma. Não se preocupe, iremos tratar com carinho e sensibilidade todas as histórias. ❤Os textos serão publicados exclusivamente aqui no Medium. Esta iniciativa é colaborativa, sem fins lucrativos.

O Clube das Mulheres Livres não pertence à Editora Wish.

Ele é de todas nós.

--

--