Do Cascavel Esporte Clube ao Cascavel Clube recreativo

Patricia Magri
Clubes da Serpente
Published in
4 min readJun 7, 2017

Do início da década de 70 até os dias atuais. A história de dois grandes clubes representando a cidade de Cascavel

Dois times diferentes, representando a mesma cidade. O antigo time, Cascavel Esporte Clube foi fundado em 19 de janeiro de 1979, o atual, Cascavel Clube Recreativo surgiu em 17 de dezembro de 2001.

De acordo com o site oficial do clube “Chegou-se a conclusão que era inviável para Cascavel comportar três clubes e atrelado aos seguidos insucessos na década de 90, período de penúria do futebol cascavelense, as três principais forças da modalidade no município resolveram se unir, a fim de formar uma nova equipe”. Assim, fundiu-se ao Cascavel S/A e com a Escola de Futebol de Campo - SOREC, o CCR.

A primeira casa do futebol em Cascavel, foi estádio Municipal Amadores Theodoro Colombelli o Ninho da Cobra que existe até hoje. Então a prefeitura municipal construiu o Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, com capacidade para 34 mil pessoas, que é usado atualmente pela cidade como sede dos jogos que representam a cidade.

Cascavel Esporte Clube

O time participa da Divisão de Acesso do Estadual de 1979 e consegue bons investimentos e apoio de sua torcida. Em 1980, o time entra pela primeira vez na divisão especial do Paraná, após 7 anos de espera, finalmente o município tinha novamente um time na elite. Para a disputa do campeonato, foi montada uma equipe competitiva, que tinha como base o elenco de 1979.

Considerado uma das agremiações mais tradicionais do estado, o Cascavel Esporte Clube teve seu auge na década de 80, quando foi campeão paranaense e por três oportunidades campeão do interior, além disso, figurou em competições nacionais como a Taça de Prata de 1981 e 1982 e da Série C de 1995 e 1996.

Em 1980 o time conquistou o titulo paranaense dividindo a taça com o colorado. Em pé estão Edvaldo Lima, Manuel, Claudinho, Valdeci, Moacir, Djalma, Doquinha, Edivaldo Tavares e Zico; Agachados estão Marcos, Maurinho, Paulinho, Nelo, Osmarzinho, Sérgio Ramos e Dudu.

O CEC nasceu com a ambição de se firmar como um dos grandes no cenário paranaense. Um dos desafios da nova equipe era unir os torcedores locais, já que estes estavam divididos na torcida por Inter e Grêmio em sua grande maioria, devido ao expressivo número de Gaúchos que migraram para a Região Oeste do Paraná, por isso, afim de agradar ambos os lados seus fundadores escolheram as cores Azul, Vermelha e Branca e no final da década de 80, adotou o Amarelo e o Preto.

A história do Cascavel Esporte Clube foi marcada por grandes jogadores, dentre alguns destacam-se: Paulinho Cascavel e Gustavo Roberto Dias artilheiro da equipe no Campeonato Paranaense de Futebol de 1980. Zico, goleiro famoso por marcar um gol da sua própria meta contra o Colorado em 16 de novembro de 1980, Maizena se destacou nacionalmente chegando a atuar em clubes como Internacional e São Paulo, Capitão ganhou o mesmo destaque tornando-se ídolo na Portuguesa de Desportos. Já na década de 90 a base cascavelense mostrou-se muito produtiva revelando jogadores como Caio Júnior, Jean Carlo e Sidiclei.

Cascavel Clube Recreativo

Em 2002, o Cascavel Clube Recreativo faz sua primeira aparição como profissional, disputando a divisão de Acesso. O time encerrou em terceiro lugar e garantiu a presença na elite do futebol no estado no ano de 2003. Estreou na primeira divisão com resultados desastrosos e retornou na série B.

Nos anos seguintes, 2004 e 2005, o time não consegue ser promovido na Divisão de Acesso. Em 2006, depois de um torneio conturbado, que foi decidido apenas nos tribunais, o time consegue acesso à elite do futebol paranaense, em 2007 inicia uma parceria com a Belleti Sports, que passa a comandar o time até o final do mesmo ano, o time se mantém na primeira divisão, no comando de Lorival dos Santos.

Em 2008 o time conseguiu se manter na primeira divisão, em 2009 o CCR estava mergulhado em dividas, um grupo de empresários cascavelenses sob iniciativa de Jair Bordignon e Darcy Casagrande, duas das mais influentes figuras do futebol na cidade, passaram a reger o clube.

Em 2010 o comando é de Ney Victor, ex-jogador do antigo Cascavel Esporte Clube, o time faz uma boa campanha no estadual e fica entre as oito melhores equipes do estado.

O ano de 2011 marcou o rebaixamento do Cascavel na Divisão de Acesso. Em 2012 o time enfrentou dificuldades mas encerrou na quinta posição, porém perdeu seis pontos após julgamento no TJD-PR, por irregularidades no uso de jogadores, e em 2013 foi rebaixado para a terceira divisão.

Após um ano afastado, o CCR volta as atividades profissionais disputando a terceira divisão do campeonato paranaense e terminaria na penúltima colocação, já em 2015 o time consegue seu primeiro título, sendo campeão da terceira divisão. Em 2016 o time voltou a jogar na segunda divisão do campeonato e está jogando atualmente, buscando o acesso a primeira divisão do paranaense.

Em 2015 o CCR é campeão da terceira divisão do campeonato paranaense.

--

--