O time que cresce com a cidade

Patricia Magri
Clubes da Serpente
Published in
5 min readJun 7, 2017

O Futebol Clube Cascavel vem ganhando reconhecimento e se tornando maior da cidade. O presidente do clube, Valdinei Silva, fala sobre os projetos do time

O FCC, Futebol Clube Cascavel foi fundado em 23 de janeiro de 2008 pelo ex-jogador do Barcelona, Juliano Belletti. Juntamente com a família, capitaneada por Sandro Belletti, começaram a organizar em Cascavel a ideia de ter um time profissional. O primeiro passo foi à criação do centro de treinamento Belletti Sports, com uma estrutura composta por dois campos para treino com medidas oficiais e alojamento. O segundo passo foi investir em categoria de base.

O time começou a ser profissionalizado no ano de 2009, quando foi oficializada sua participação na terceira divisão do Campeonato Paranaense. A primeira partida oficial foi no dia 2 de agosto de 2009, contra o Matsubara, time de Cambará, com o resultado de 4 a 0 para o FCC.

Com boa campanha, o time conseguiu o acesso à segunda divisão depois de terminar como vice-campeão ao ser derrotado pelo Pato Branco na final, mas ganhou o acesso em 2010. Ficou na sétima colocação e ficou na primeira fase. Em 2011, disputou novamente a segunda divisão, mas sempre na zona de rebaixamento, conseguiu se manter terminando na oitava posição.

Ainda em 2011, eles passaram o time para três pessoas. Evandro Rogério Roman, que era árbitro de futebol e Secretário de Estado do Governo do Paraná, Jose Orildo Pasa, diretor da Rádio Colméia, e Rubens, empresário da Cidade, começaram um projeto na terceira divisão e então foram conquistando posições. Em 2013, foi para a Segunda Divisão e, em 2014, ascendeu à Primeira Divisão.

O Clubes da Serpente, conversou com o presidente do Clube, Valdinei Silva. Além de presidente do FCC, ele também é diretor da Apae (Associação Pais e Amigos Excepcionais) e diretor da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), foi delegado do sindicato patronal, foi presidente da Aciec e fundador do Sicoob.Ele conta momentos importantes do time, planos e projetos que precisam de investimentos para os próximos anos, tudo o que o time precisa para conseguir crescer juntamente com a Cidade.

Hoje a diretoria do time conta com um conselho deliberativo formado por60 empresários. O time disputou o campeonato paranaense com um orçamento de 2,3 milhões reais, considerado pouco para o futebol. “O nosso objetivo para os próximos dois anos e ter 200 conselheiros que efetivamente contribui mensalmente e de uma forma significativa para manter o time se queremos ter uma coisa grande na cidade temos que investir se não tem resultado”, diz o presidente.

O FCC conta com um projeto que planeja o crescimento do time em dez anos, “O planejamento é ter um clube pelo menos disputando a serie B do campeonato brasileiro, mas e claro que um trabalho árduo porque o futebol profissional custa muito dinheiro e visivelmente tratado de forma amadora no Brasil assim queremos levar o conceito de nossas empresas para o futebol, mas se vamos conseguir só o tempo nos dirá”, diz o presidente.

E os planos e investimentos para o futuro do time não param, segundo o presidente, o time vai ter o tamanho que a cidade de Cascavel determinar que ele tenha, com a participação da cidade e investimento, o FCC está no caminho para se tornar um grande time. “O segundo semestre agora é muito importante, além de preparar a base para o campeonato do ano que vem também está em jogo uma vaga para serie B e no campo administrativo teríamos que colocar em prática aquilo que está no planejamento estratégico para que este clube tenha condições de se profissionalizar”, diz o presidente.

Ele comenta também, que o time está disputando quatro competições Sub 15, Sub 17, Sub 19 e Sub 23, recentemente fechou uma parceria com o SET da Conrad, cujo objetivo é desenvolver as categorias de base, o objetivo é transformar este clube empresa em uma associação onde passa a ser um patrimônio de Cascavel envolver as pessoas, fortalecer ainda mais a base para que esta base do Sub 19 e Sub 23 seja à base do profissional para ano que vem.

O FCC está passando por uma fase de crescimento e ganhando reconhecimento na região “Estamos vivendo um momento muito importante na curta historia do FCC, a mudança do amadorismo para o status profissional”, diz Valdinei. Ele menciona também, que o time pode se tornar futuramente uma Chapecoense melhorada, “mas isso exige tempo, dedicação e dinheiro”, declara.

O presidente usa a derrota do FCC contra o time do Coritiba para exemplificar que o time precisa mudar e crescer. “vamos fazer um grande time agora caso contrario vamos ter um time mediano que fica disputando campeonato paranaense e vai só definir se apanharemos de 4 ou 5 do Coritiba” diz ele.

Parte do projeto piloto é uma Startape do futebol, para que a base possa vir a conseguir equipar o futebol de forma mais barata, eficiente e com um vínculo na cidade. “Estamos criando uma empresa anjo que seria o clube de investimento para colocar na associação para que esta associação tenha condições de investir na base”, diz Valdinei.

O presidente declara que o dinheiro é a chave para conseguir o crescimento do clube, buscando com planejamento, organização e principalmente com resultado. “Uma palavra que usa muito no mercado ‘socializar prejuízo é muito difícil, dividir lucro é muito fácil’ assim temos que organizar o projeto para dar resultado”, diz ele.

De acordo com o presidente, o Futebol Clube Cascavel foi o único time no Brasil que vendeu mais camisa nos últimos quatro meses, foram cinco mil e quinhentas camisas, nenhum clube conseguiu vender isso, o time teve a terceira maior renda do campeonato paranaense, perdendo apenas para oCoritiba, e para o Atlético-PR. “O investimento da cidade foi muito grande foram mil e duzentos sócios torcedores Premium que comprou ingresso, levou a camisa e participou de todos os jogos”, diz ele.

O incentivo ao esporte e a prática do futebol é importante para a cidade, e auxilia no crescimento do clube com futuros jogadores com isso o presidente inclui e incentiva as crianças. “Nosso objetivo é fazer com que todas as escolinhas de Cascavel envolvida com a marca FCC para que esta criança seja no centro, no bairro ou no interior vincule esta marca a sua família e sua cidade” e mais uma vez ele declara,é preciso ter dinheiro.

O clube vem crescendo e ganhando reconhecimento, e o presidente acredita que a cidade de Cascavel está crescendo junto com o Clube e a população pode ajudar nesse processo. “Nós movimentamos a cidade, mas ainda é muito pouco pelo o que pode ser feito. Uma coisa é certa, temos que aplicar o planejamento e executar se tivermos resultado a cidade vem junto”, declara.

Foto do Presidente do FCC, Valdinei Silva
Entrevista com o presidente do FCC, Valdinei Silva

--

--