O futuro das Vendas Diretas

Rodrigo Braga
Clubom
4 min readAug 31, 2017

--

A Venda por Assinatura ganha cada vez mais a atenção de empresas que atuam nesse segmento.

Venda Direta + Venda por Assinatura = RETENÇÃO

Em geral, empresas que atuam com Revendedoras estão sempre buscando alguma forma de diminuir a perda de vendas para o varejo tradicional.

Na prática o grande inimigo das revendedoras é a farmácia, a loja de conveniência ou o mercado da esquina.

A decisão de compra é flutuante, muitas vezes inesperada, a pessoa busca o que está mais “próximo”, quem melhor atende essa urgência é o varejo tradicional.

Nas grandes capitais quando o perfume ou o creme hidratante acaba, quem está mais perto é a farmácia da esquina.

Mas e se fosse possível que a Revendedora antecipasse esse movimento? Que ela conseguisse fidelizar e entregar um novo desodorante ou creme antes dele acabar?

O que pode desequilibrar a balança para o lado das Revendedoras?

Justamente os Clubes de Assinaturas.

Estamos acostumados a ver o sucesso dos grandes Clubes de Assinaturas, alguns liderados por empresas consolidadas, como a Wine e MeuSucesso.com, outros por jovens empresários como Glambox e Leiturinha.

Agora a novidade são os “Micro Clubes de Assinaturas”, negócios que são geridos por Revendedoras e Consultoras, onde elas mesmas têm seus próprios Clubes de Assinaturas.

Essa estratégia agrega componentes que podem “morder” uma boa parcela das vendas do varejo tradicional.

As Revendedoras já possuem Preço, Conveniência e Força de vendas, agora comercializando igual ao Netflix, conseguem somar diferenciais como Consultoria e Curadoria.

Veja o que escreveu Courtney Roush para a Direct Selling News no artigo Technology Is Still King (Tecnologia ainda é Rei) de julho de 2017.

“Os Clubes de Assinaturas que contêm produtos de maquiagem, lâminas de barbear, produtos de beleza, alimentos e até mesmo materiais de limpeza, são uma tendência muito forte, aproveitando o desejo de novidade do consumidor, tanto do ponto de vista da experiência quanto do produto. A grande novidade é que essas empresas estão investindo em curadoria e selecionando itens específicos que são de interesse para os consumidores, com base nas informações que os próprios consumidores fornecem sobre suas preferências. Algumas empresas de Vendas Diretas, como a Amway, estão examinando como aproveitar esse modelo, enquanto alguns, como Traci Lynn Jewelry, já estão fazendo isso com sucesso”

Segundo a ABEVD, Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o Brasil possui mais de 4,5 milhões de revendedores que buscam cada vez mais novas formas de aumentarem suas vendas.

As principais preocupações dessas revendedoras são inadimplência, perda de clientes para o varejo tradicional, aumento de retenção e garantia de pagamentos. Não por coincidência, todos esses problemas são bem reduzidos com a venda através de Clube de Assinatura.

Outro ponto importante, a Venda por Assinatura incentiva o uso de estoque, o que é uma boa notícia, uma vez que muitas revendedoras já trabalham com reserva de produtos. E as empresas de Venda Direta incentivam esse comportamento, pois diminui os custos da empresa com armazenamento e reduz a indisponibilidade.

Como disse Belinda Ellsworth no seu livro Direct Selling For Dummies, o negócio de Venda Direta já é um modelo baseado em Assinatura.

Na nossa visão o que está faltando é tecnologia para fazer os resultados triplicarem.

“Devemos colocar a tecnologia no centro de tudo que fazemos. Ela deve estar em nossa apresentação, em nosso serviço ao cliente, em nossa gestão de negócios. Devemos fazer por nossas Revendedoras o que o Uber faz pelos seus motoristas.”

Jeff Bell, CEO, LegalShield

A missão do Clubom Empresas

Pensando nisso, nós do Clubom evoluímos nossa plataforma para atender esse segmento. Agora além do mercado B2C, atendemos também o B2B com o Clubom Empresas, uma solução completa para empresas que atuam através de Vendas Diretas

O machine learning da nossa plataforma permite que as consultoras tenham respostas valiosas para várias perguntas, tais como “qual o tempo médio de duração de cada item?”, “quais são seus hábitos de uso?”, “que produtos são mais adequados ao seu tipo de pele, cabelo, objetivos?” etc.

Em resumo, a Revendedora consegue prestar um serviço mais consultivo e assertivo que qualquer loja do varejo jamais iria conseguir.

Aliado ao modelo comercial de Clube de Assinatura, as consultoras faturam até 40% mais que a venda tradicional.

Desde que lançamos o Clubom, 30% das pessoas que nos procuram são revendedoras de alguma grande empresa do setor de Vendas Diretas. Pessoas que trabalham no segmento de cosméticos, produtos naturais, bem estar, alimentos, emagrecimento etc.

O que nos surpreendeu foi descobrir que algumas revendedoras há muito tempo instintivamente já usam conceitos avançados de Vendas por Assinatura, mas boa parte com métodos informais e manuais, sem nenhuma ferramenta para auxiliar na retenção, gestão e expansão.

Agora com a nossa solução, o Clubom Empresas para Vendas Diretas, uma plataforma desenvolvida exclusivamente para grandes grupos que comercializam através de Revendedoras, isto ganhará uma escala muito maior.

Bom é isso pessoal, este artigo é apenas um resumo de como podemos ajudar, obrigado pelo seu tempo e atenção, se quiser discutir mais sobre o tema, basta comentar logo abaixo ou se preferir segue meu e-mail: rodrigo.braga@clubom.com.br

Até a próxima, abraços!

--

--